Renomeando o domínio – Active Directory

Livro-GPO-Banner
Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Neste artigo explico como renomear o domínio usando o Windows Server 2008.

O processo de renomeação de domínio em controladores de domínios é uma tarefa fácil, mas requer, que sejam seguidas várias tarefas. Abaixo explico mais sobre. 

1

Na figura acima, tenho um domínio chamado diego.com. No exemplo prático abaixo esse domínio será renomeado para um novo nome chamado diegogouveia.com. Vamos lá…


1.
No Controlador do Domínio no qual será renomeado, execute o prompt de comando com um usuário que seja administrador. Feito isso, digite: cd\ e dê um Enter no teclado. Agora digite o comando rendom /list e dê um Enter no teclado novamente. Será apresentada uma mensagem com a seguinte frase: “operação concluída com êxito”, conforme a figura abaixo.

2

Nota: O comando rendom /list tem como finalidade criar um arquivo .xml com as informações da floresta atual, no diretório c:\ do servidor no qual executou o comando. 

2. Clique no arquivo .XML e edite-o com o bloco de notas, conforme a figura abaixo. 

3

3. Será mostrada as informações da floresta atual (como explicado no passo 1), conforme a figura abaixo. 

4

4. Modifique os campos em vermelhos, destacados na figura abaixo, com o novo nome de domínio. Feito isso, clique em Arquivo, encontrado na parte superior e clique em Salvar.

Nota: No exemplo abaixo troquei os campos para o novo nome de domínio: “diegogouveia.com”. 

5

5. Execute o comando rendom /upload e dê um Enter no teclado, conforme a figura abaixo. Este comando irá informar ao Controlador de Domínio as informações de renomeações feitas anteriormente. 

6

6.
Digite rendom /prepare e dê um Enter no teclado, conforme a figura abaixo.  

7

7. Agora digite o comando rendom /execute e dê um Enter no teclado para começar o processo de renomeação do domínio. O servidor será reinicializado. 

9

Após ser reinicializado ele voltará com a informação do novo nome de domínio, conforme o exemplo da figura abaixo, em que o servidor passou de ser diego.com para diegogouveia.com. 

12

8. Logue no servidor e abra as propriedades do computador. Clique na configuração “Alterar as configurações”. 

14 
10.
Clique em Alterar. 

15

11. Clique em Mais.

17

12. Nesta etapa será feito a alteração do sufixo DNS. Digite em “Sufixo DNS” o novo nome de domínio no qual foi aplicado ao servidor, conforme o exemplo abaixo, no qual estou informando o diegogouveia.com. 

18

13. Clique em OK. Surgirá uma janela pedindo para que o servidor seja reinicializado. Clique em OK novamente. 

19

14. Com o servidor reiniciado, abra o console de Usuários e Computadores do AD e verifique se o mesmo já está com a informação do novo nome de domínio, conforme o exemplo da figura abaixo. 

13

15. O domínio já foi alterado. Contudo, ainda é preciso corrigir informações sobre as políticas de segurança (GPOs), pois se você notar, ao abrir o console de GPOs aparecerá uma mensagem como essa abaixo:

22

16.
Para corrigir, abra o CMD e execute o comando gpfixup /olddns:nomeantigodomínio/newdns:novodomínio e dê um Enter no teclado, conforme o exemplo da figura abaixo:

23

17. Agora execute o comando gpfixup /oldnb:nomeantigo /newnb:novonome e dê um Enter no teclado, conforme o exemplo da figura abaixo. 

24

18. Reinicie o servidor por duas vezes como as estações do domínio. 

19. Após o servidor reiniciar, limpe as informações do antigo domínio com o comando: rendom /clean, conforme o exemplo da figura abaixo e aplique o comando rendom /end para o domínio voltar a produção.

25

20. Abra o console do GPMC e verifique ainda persiste o erro das GPOs. 

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3
Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

 

Diego Lima é autor do livro Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Possui mais de 200 postagens técnicas publicadas em diferentes sites de TI: TechNet, ProfissionaisTI, PuraInfo, AndersonPatricio.org, TIEspecialistas, além deste. É MTAC, MCSA, e um dos principais colaboradores sobre assuntos técnicos de GPOs, aqui no Brasil.

    5 Comentários

  1. 10 10+00:00 fevereiro 10+00:00 2019
    Responder

    Achei perfeito este artigo, apliquei tudo com sucesso no Server Essentials 2016, exceto na parte de “alterar o sufixo DNS”, pois o botão “alterar” ficou inativo, mesmo na conta de Administrador, na mesma tela há uma observação logo abaixo:
    “a identificação do computador não pode ser alterada porque: O serviço de autoridade de certificação está instalado neste computador”.

    Existe uma forma de modificar o nome completo do computador?

  2. Rafael Francisco
    29 29+00:00 junho 29+00:00 2018
    Responder

    Muito bom. Obrigado pela ajuda!

    • 17 17+00:00 outubro 17+00:00 2018
      Responder

      Valeu meu amigo. Abraços.

  3. Eduardo Lopes
    4 04+00:00 novembro 04+00:00 2017
    Responder

    E as estações precisa fazer algum procedimento ? Vai autenticar normalmente ?

  4. André
    19 19+00:00 agosto 19+00:00 2016
    Responder

    Parabéns Diego, fiz um teste aqui com uma máquina virtual show de bola, funcionando certinho. Só não testes as gpos, pois não havia criado nenhuma. Mas irei testar com gpo também. Obrigado pelo tutorial !!!

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: