Pesquisar usuários inativos no domínio

Livro-GPO-Banner
Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Com o  passar do tempo, o Active Directory vai ficando cada vez mais populoso com usuários, computadores, grupos, etc.. e isso, pode causar dores da cabeça aos administradores quando um dia tem que verificar quais são os usuários e computadores que estão inativos no AD. Mas como para tudo tem se um jeito, neste caso, não seria diferente. Hoje darei uma dica de como verificar quais são os usuários que estão inativos no AD baseado em uma quantidade de dias usando o PowerShell.


Dica
_________________________________________________________________

1. Abra o PowerShell com privilégios de administrador.

2. Com PowerShell aberto, iremos pesquisar os usuários que não logam no nosso domínio próximo há um mês. Para isso, digitaremos no PowerShell: dsquery user -inactive 4.

 2 - Cópia

O comando tem como retorno pesquisar(dsquery) usuários(user) inativos(-inactive) há 4 semanas(4). Teclando Enter, retornará os seguintes users:

2

No exemplo acima, temos dois usuários que estão inativos há 4 semanas
“CN=Diana Lima, ….
“CN=Antonia Davi, …

3. Por padrão, só serão mostrados uma listagem de 100 usuários inativos. Porém se quisermos que apareça uma listagem maior, usaremos no final -limit 1000.

No exemplo abaixo adicionei o comando -limit 100. O certo é  -limit 1000. (Bati um print errado. =/)

3

4. Agora exportarei o resultado para um arquivo .html. Para isso usarei o comando Out-File seguido do caminho em que salvarei o arquivo. Digite: dsquery user -inactive 4 -limit 100 | Out-File c:\usersinativos.html, conforme a figura abaixo. 

5

Obs: No exemplo acima, estou pesquisando os usuários inativos há 4 semanas(dsquery user -inactive 4) e salvando-os em um arquivo chamado usersinativos.html no diretório C:\ da estação local. 

5. Agora irei verificar no diretório C:\ se realmente criou o arquivo. 

6

6.
Abrindo o arquivo:

7

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livrosTudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

 

3
Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.
Diego Lima é autor do livro Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Possui mais de 200 postagens técnicas publicadas em diferentes sites de TI: TechNet, ProfissionaisTI, PuraInfo, AndersonPatricio.org, TIEspecialistas, além deste. É MTAC, MCSA, e um dos principais colaboradores sobre assuntos técnicos de GPOs, aqui no Brasil.

    4 Comentários

  1. Daniel Hequer
    13 13+00:00 julho 13+00:00 2016
    Responder

    Valeu pelo conteúdo. É sempre bom estar acompanhar seu canal. Obrigado e espero mais dicas como essa.

    • 13 13+00:00 julho 13+00:00 2016
      Responder

      Obrigado Daniel. É ótimo ter um retorno. Abraços!

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: