Impedindo, via GPO, que usuários abram menus de contexto (COPIAR, COLAR, COLAR ATALHO, etc.) do Windows.

                                   Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Neste post você aprenderá, por meio console de Gerenciamento de Política de Grupo, a criar um GPO que impeça que usuários do domínio abram menus de contexto no Menu Iniciar, do Windows. Assim as invocações de menus de contexto no Menu Iniciar serão ignoradas, conforme demonstra o exemplo da figura 1.1 a seguir:

Figura 1.1 – Desativado a opção de Colar e Colar Atalho do Menu de Contexto, das propriedades da Área de Trabalho.

Impedindo, via GPO, que usuários abram menus de contexto no Menu Iniciar, do Windows.

1. O primeiro passo é acessar o Controlador de Domínio por meio de algum usuário que tenha privilégios suficientes para criar um GPO. Um exemplo é o usuário administrador.

2. Feito o logon no Controlador de Domínio acesse o console Gerenciamento de Política de Grupo. O mesmo pode ser encontrado na pasta Ferramentas Administrativas, localizado em: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas, como é visto na figura 1.2 a seguir.

                                   Figura 1.2 – Ferramentas Administrativas – Windows Server.

3. Com o console Gerenciamento de Política de Grupo aberto crie um GPO no local que deseja vinculá-lo. Caso deseje que a configuração seja aplicada para todas as contas de computadores da empresa crie o GPO a nível de domínio. Um exemplo é mostrado na figura 1.3 a seguir na qual foi criado um GPO a nível de Domínio, logo abaixo do nome do domínio diegogouveia.com.br, com o nome GPO_Proibindo_Acesso_MenuIniciar. Assim, todas as estações do domínio diegogouveia.com.br receberão o GPO.

Figura 1.3 – Criando um GPO para impedir que os usuários abram menus de contexto no Menu Iniciar, do Windows.

4. Agora clique com o botão direito do mouse no nome do GPO que criou. No menu de opções que surgirá clique em Editar… Será aberta a janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo do GPMC. Nela navegue em: Configurações do Computador -> Políticas -> Modelos Administrativos -> Menu Iniciar e Barras de Tarefas. Aqui procure pela política Desabilitar Menus de Contexto no Menu Iniciar. Dê um duplo clique do mouse na mesma. Será aberta a janela de Propriedades da Política. Nela marque a opção Habilitado como visto na figura 1.4.

Figura 1.4 – Configurando GPO para Desabilitar Menus de Contexto no Menu Iniciar, do Windows.

5. Clique em Aplicar e depois em OK.

6. Feche a janela Editor de Gerenciamento de Politica de Grupo. Feche o console Gerenciamento de Política de Grupo. Reinicie as estações nas quais o GPO foi vinculado e, na medida que forem reinicializadas, elas receberão o GPO. Caso algum usuário tentar acessar algumas das opções do menu de contexto do Windows, o mesmo não conseguirá.

WhatsApp
     Clique na foto acima para receber os conteúdos via WhatsApp! Não é vírus.
Diego Gouveia
Diego Lima é autor do livro Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Possui mais de 200 postagens técnicas publicadas em diferentes sites de TI: TechNet, ProfissionaisTI, PuraInfo, AndersonPatricio.org, TIEspecialistas, além deste. É MTAC, MCSA, e um dos principais colaboradores sobre assuntos técnicos de GPOs, aqui no Brasil.

Deixe uma resposta

× Clique aqui e receba os posts via WhatsApp.
%d blogueiros gostam disto: