Localizando GPOs Desvinculados do Dominio pelo PowerShell.

Livro-GPO-Banner
Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Com o tempo surge de esquecermos de excluir os GPOs que não estão mais vinculados no domínio. E isso, apesar de não ser uma boa prática, acontece com a grande maioria.  É por isto que neste post eu ensino como usar o Windows PowerShell para localizar os GPOs que não estão mais vinculados no domínio, cabendo a você excluir ou não, posteriormente.

Localizando GPOs Desvinculados do Domínio pelo Windows PowerShell.

1. Faça logon no Controlador de Domínio com algum usuário que contenha permissões elevadas, exemplo administrador.

2. Execute o console host do Windows PowerShell. Nele digite Import-Module GroupPolicy para ser importado o módulo de Políticas de Grupo do Active Directory.

3. Agora cole o seguinte comando abaixo no console host do Windows PowerShell.

Get-GPO -All | Sort-Object displayname | Where-Object { If ( $_ | Get-GPOReport -ReportType XML | Select-String -NotMatch “<LinksTo>” ) {$_.DisplayName } }

4. Dê um Enter no teclado. Serão obtidos na tela do console host os GPOs do domínio que não estão vinculados a nenhuma unidade Organizacional, como demonstra a figura 1.1,  na qual exibe na tela do console host os GPOs que não estão vinculados (linkados) a nenhuma unidade organizacional do domínio diegogouveia.com.br.

Sem título
Figura 1.1 – Localizando GPOs que não estão vinculados (linkados) a nenhuma OU.

Gostou do post? Que tal ficar recebendo conteúdos como este no seu WhatsApp, Totalmente de graça? Clica abaixo.

WhatsApp
Clique na foto acima para receber os conteúdos via WhatsApp! Não é vírus.
Diego Gouveia
Diego Lima é autor do livro Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Possui mais de 200 postagens técnicas publicadas em diferentes sites de TI: TechNet, ProfissionaisTI, PuraInfo, AndersonPatricio.org, TIEspecialistas, além deste. É MTAC, MCSA, e um dos principais colaboradores sobre assuntos técnicos de GPOs, aqui no Brasil.

Deixe uma resposta

× Clique aqui e receba os posts via WhatsApp.
%d blogueiros gostam disto: