Criando um GPO para bloquear a tela do Windows após um tempo de inatividade.

Livro-GPO-Banner

Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Neste post você aprenderá a criar um GPO para bloquear a tela do Windows após um tempo inatividade, fazendo então que seja necessário digitar a senha do domínio para acessar a estação.

Quem nunca passou por uma situação de acessar uma estação e encontrá-la com a sessão aberta de algum usuário que não se encontra? É pra resolver esse problema que abaixo eu dou uma dica de como configurar um GPO para bloquear a tela do Windows após um tempo de inatividade.

1. A primeira coisa a ser feita é criar um GPO e vinculá-lo no local no qual deseja aplicar a configuração de bloqueio de tela.

Para isso, faça logon no Controlador de Domínio com um usuário que tenha permissões elevadas, e por meio dele, abra o console de Gerenciamento de Política de Grupo (GPMC). No console crie um GPO a nível de domínio (caso queira que a configuração seja para todos os usuários do domínio) e edite-o por meio da janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo, encontrada na opção “Editar”, do menu de Opções de um GPO.

0

Botão “Editar” – Janela Menu de Opções.

2. Na janela Editor de Gerenciamento de Política de Grupo navegue em: Configuração do Usuário > Políticas > Modelos Administrativos > Painel de Controle e Personalização. Em Personalização procure pela configuração: Habilitar proteção de tela. Dê um duplo clique do mouse nessa opção. Na janela de Propriedades da configuração, marque a opção Habilitado, conforme demonstra a figura abaixo:

1

Propriedades do GPO “Habilitar a Proteção de Tela – Windows Server.

3. Feito isso, clique em Aplicar e depois OK. Ainda nas configurações de Políticas de Personalização, procure agora pela configuração: Proteger com senha a proteção de tela. Dê um duplo clique do mouse nessa opção. Marque também como habilitado. Clique em Aplicar e OK.

4.  Agora procure pela política: Tempo de limite de Proteção de Tela. Dê um duplo clique do mouse nela. Será aberta a janela de configuração da política Tempo de limite de Proteção de Tela. Marque-a como habilitado. Feito isso, agora, defina na tela de Opções, ilustrada na figura abaixo, a quantidade de segundos que você deseja que passe para a política de proteção de tela entre em vigor. No exemplo da figura abaixo o tempo está em 900 segundos, que representa por sua vez, 15 minutos.

1

5.  Clique em Aplicar e depois em OK. Feche a janela Editor de Gerenciamento de Política de Grupo e depois o console de Gerenciamento de Política de Grupo. Pronto. Configurações aplicadas. A medida que os usuários acessarem as estações, receberão as configurações. 😉

WhatsApp

Clique nesta foto para receber os conteúdos via WhatsApp! Não é vírus.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

2 comentários sobre “Criando um GPO para bloquear a tela do Windows após um tempo de inatividade.

    • Bom dia, clique no botão Iniciar e procure pelo nome Ferramentas Administrativas. Em Ferramentas Administrativas procure pelo console: Gerenciamento de Política de Grupo. Você pode também se quiser pelo campo de pesquisa do Windows digitar: Gerenciamento de Política de Grupo.

Deixe uma resposta