Obtendo, pelo Windows PowerShell, Quais Grupos do Active Directory Um Usuário Pertence.

Livro
Livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell.


Em outra postagem eu ensinei como consultar usuários de um determinado departamento do Active Directory. Não viu?
Então clica aqui. Neste post eu ensinarei como pesquisar, pelo Windows PowerShell, quais grupos do Active Directory um determinado usuário pertence. Será usado para essa finalidade o cmdlet Get-ADPrincipalGroupMembership, especificando a conta do usuário no parâmetro -Identity. Para saber mais sobre esse cmdlet, consulte: https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/addsadministration/get-adprincipalgroupmembership?view=win10-ps

Obtendo os grupos do Active Directory que um usuário pertence.

Através do console de Usuários e Computadores do Active Directory podemos facilmente consultar quais grupos um determinado usuário pertence, conforme demonstra a figura abaixo, na qual ilustra os grupos que a conta do usuário Diego Lima pertence.

 

1
Guia Membro De – Propriedades da Conta de um Usuário do Active Directory – Console AD.

Contudo, apesar dessa facilidade de pesquisa encontrada nas propriedades da conta de um usuário do Active Directory, podem surgir necessidades de fazer essa consulta via linha de comando, por meio do Windows PowerShell. É justamente para isso que vou ensinar abaixo como fazer, usando o PowerShell. Vamos lá.

Obtendo, pelo Windows PowerShell, os grupos do Active Directory que um usuário pertence.

1. Faça logon com a conta administrador no Controlador de Domínio (DC).

2. Execute o console host do Windows PowerShell com permissões elevadas.

3. No console host, digite: Import-Module ActiveDirectory, conforme figura abaixo. Dê um Enter no teclado. Será carregado o módulo dos cmdlets do Active Directory.

1
Carregando o módulo dos cmdlets do Active Directory


4
. Agora no console digite: Get-ADPrincipalGroupMembership -Identity digitando logo a seguir a conta do usuário no qual serão obtidos os grupos do Active Directory que ele pertence, conforme ilustra o exemplo da figura abaixo, na qual demonstra que está sendo consultado os grupos do Active Directory que a conta diegolima pertence.

2
Obtendo os grupos do Active Directory que a conta do usuário diegolima pertence.

Gostou do artigo? Que tal aprender mais? Segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Diego Gouveia
Diego Lima é autor do livro Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Possui mais de 200 postagens técnicas publicadas em diferentes sites de TI: TechNet, ProfissionaisTI, PuraInfo, AndersonPatricio.org, TIEspecialistas, além deste. É MTAC, MCSA, e um dos principais colaboradores sobre assuntos técnicos de GPOs, aqui no Brasil.

Deixe uma resposta

× Clique aqui e receba os posts via WhatsApp.
%d blogueiros gostam disto: