Reiniciando todos os computadores do domínio pelo PowerShell

Em outro artigo eu ensinei como reiniciar as contas de computadores encontradas em uma OU, por meio do console host do Windows PowerShell. Não lembra dele? Veja aqui: Reiniciando As Contas de Computadores Encontradas Em Uma OU – PowerShell. Neste aqui ensinarei como reiniciar todas contas de computadores do domínio. É uma dica bastante interessante e que pode ser usada após ter feito atualizações de softwares nas estações do domínio e que precise logo em seguida, serem reiniciadas. 

Observação: Essa dica irá reiniciar até os Controladores de Domínio… E Servidores… Lembre-se disso.

Serão usados para fazer o processo de reinicialização das estações os cmdlets, Get-ADComputer, estudado no capítulo 2 do meu novo livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell, junto do cmdlet, Restart-Computer, também estudado no mesmo livro.

O que irá fazer cada cmdlet?

O primeiro cmdlet, Get-ADComputer, obterá os nomes de todas as contas de computadores do domínio. Esses nomes serão exportados para um bloco de notas em um diretório escolhido por você, por meio do cmdlet Out-File. Em seguida será usado o cmdlet Restart-Computer para reiniciar todas as estações do domínio, por meio do acesso ao relatório criado anteriormente que contém os nomes dos computadores do domínio. Vamos lá! 

Exportando os nomes dos computadores do domínio para um arquivo .TXT – Windows PowerShell.

Exemplo Prático: Para exportar os nomes dos computadores do domínio para um arquivo .TXT, por meio do Windows PowerShell, faça:

1. Faça logon com a conta administrador no Controlador de Domínio (DC).

2. Execute o console host do Windows PowerShell com permissões elevadas. 

3. No console digite: (Get-ADComputer -Filter *).name | Out-File C:\ComputadoresDominio.txt e dê um Enter no teclado, conforme ilustra o exemplo da figura abaixo.

1

Exportando os nomes dos computadores do domínio para um arquivo .TXT

4.  Será exportado para o diretório C:/ um arquivo .TXT com os nomes das contas dos computadores do domínio que serão reiniciadas, conforme ilustra o exemplo da figura a seguir. Veja se está tudo Ok… E confirmado, vá para o passo 5. 

2

Arquivo .TXT com as estações que serão reiniciadas do domínio diegogouveia.com.br.


Reiniciando as contas dos computadores do domínio  – Windows PowerShell.

5. Ainda no console host, digite: Restart-Computer -ComputerName (Get-Content C:\ComputadoresDomínio.txt) -force, conforme demonstra a figura abaixo.

3

Reiniciando as contas dos computadores do domínio pelo PowerShell.

6. Começará o processo de reinicialização nas estações.

3

Desligando o Serviço: Servidor DHCP.

Não deu certo?

Veja se está habilitada a configuração de desligamento remoto nas estações clientes. Caso ela esteja desabilitada, habilite-a, via GPO. 

Gostou do artigo? Que tal aprender mais? Segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

 

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta