Desligando As Contas de Computadores Encontradas Em Uma OU – PowerShell

Em outro artigo eu ensinei como reiniciar as contas de computadores encontradas em uma OU, por meio do console host do Windows PowerShell. Não lembra dele? Veja aqui: Reiniciando As Contas de Computadores Encontradas Em Uma OU – PowerShell. Neste aqui ensinarei como desligar as contas de computadores encontradas em uma OU. É uma dica bastante interessante e que pode ser usada para desligar computadores de laboratórios e setores de uma empresa, de forma remota, sem nenhum tipo de trabalho. Vamos lá.

Serão usados para fazer o desligamento remoto das estações de uma OU, os cmdlets Get-ADComputer, estudado no capítulo 2 do meu novo livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell, junto do cmdlet Stop-Computer, também estudado no mesmo livro.

O que irá fazer cada cmdlet?

O primeiro cmdlet, Get-ADComputer, obterá os nomes das contas dos computadores encontradas da unidade organizacional (identificada pelo seu nome distinto) que terá as suas estações desligadas. Esses nomes serão armazenados em uma variável chamada $ComputadoresOU, que será criada. Já o segundo cmdlet, Stop-Computer, sairá desligando as contas dos computadores obtidos, por meio do acesso ao atributo “name” (encontrado nas propriedades das contas dos objetos armazenados na variável $ComputadoresOU), anteriormente criada. Vamos lá! 

Desligando Remotamente Os Computadores de uma OU – Windows PowerShell.

Exemplo Prático: Para desligar remotamente as contas dos computadores encontradas em uma Unidade Organizacional (OU), por meio do Windows PowerShell, faça:

1. Faça logon com a conta administrador no Controlador de Domínio (DC).

2. Execute o console host do Windows PowerShell com permissões elevadas. 

No console host a primeira coisa que deve ser feita é saber qual é o nome distinto (DN) da unidade organizacional que contém os computadores que serão desligados. Isto porque será por meio desse nome distinto que serão localizadas as contas dos computadores que serão desligadas.

3. Agora digite: dsquery ou e dê um Enter no teclado. Serão obtidos os nomes distintos de cada uma das unidades organizacionais do seu domínio, conforme o exemplo da figura abaixo, na qual demonstra os nomes distintos das unidades organizacionais do domínio diegogouveia.com.br. Identifique o nome distinto da unidade organizacional que deseja desligar as contas dos computadores e a copie. 

12

Obtendo os nomes distintos das Unidades Organizacionais do domínio – PowerShell.

4. Agora digite no console host: Import-Module ActiveDirectory para ser importado o módulo de cmdlets do Active Directory e dê um Enter no teclado, conforme o exemplo da figura abaixo. Esse é um passo fundamental.

2 (1)

Importando o módulo de cmdlets do Active Directory.

5. Digite: $ComputadoresOU = Get-ADComputer -filter * -SearchBase acompanhado do nome distinto da unidade organizacional no qual terá as contas dos computadores desligadas e dê um Enter no teclado, conforme mostra a figura a seguir, que demonstra o armazenamento das contas dos computadores encontradas na unidade organizacional Domain Controller (identificada pelo nome distinto OU=Domain Controllers,DC=diegogouveia,DC=com,DC=br”) do domínio diegogouveia.com.br na variável $ComputadoresOU.

23

Obtendo as contas de computadores encontradas na OU Domain Controllers.

6. Agora digite: Stop-Computer – ComputerName $ComputadoresOU.name, conforme a figura abaixo, dê um Enter no teclado. Serão desligados os computadores armazenados na variável $ComputadoresOU.

2

Desligando remotamente as contas dos computadores de uma OU – Windows PowerShell.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

 

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

3 comentários sobre “Desligando As Contas de Computadores Encontradas Em Uma OU – PowerShell

  1. Segui todos os passos, porem, no ultimo comando, quando dou um enter abre uma janela solicitando usuário e senha, coloco as credenciais de administrador e retorna uma mensagem de erro.

    Stop-Computer : A positional parameter cannot be found that accepts argument ‘System.Object[]’.
    At line:1 char:1
    + Stop-Computer – ComputerName $ComputadoresOU.name
    + ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo : InvalidArgument: (:) [Stop-Computer], ParameterBindingException
    + FullyQualifiedErrorId : PositionalParameterNotFound,Microsoft.PowerShell.Commands.StopComputerCommand

    • Fábio, o usuário que tem permissão para desligar estações remotas é algum pertence ao grupo Domain admins, que em Português significa administradores do domínio. Você está logad com algum usuário pertence a esse grupo? Além disso, as estações que serão desligadas remotas devem estar com a política de desligamento remoto habilitada. Você pode habilitar essa política de desligamento remoto via GPO nas estações.

    • Fábio, o usuário que tem permissão para desligar estações remotas é algum pertence ao grupo Domain admins, que em Português significa administradores do domínio. Você está logado com algum usuário pertence a esse grupo? Além disso, as estações que serão desligadas remotas devem estar com a política de desligamento remoto habilitada. Você pode habilitar essa política de desligamento remoto via GPO nas estações.

Deixe uma resposta