Obtendo as Configurações das Políticas de Grupo, de “forma tradicional” e remota, com o comando gpresult.

Livro

Livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Através das políticas de grupo, você pode especificar configurações para gerenciar usuários e computadores de uma forma eficiente e centralizada, usando o console de Gerenciamento de Política de Grupo do Controlador de Domínio. Para verificar essas políticas aplicadas aos computadores e usuários, existem várias formas, dentre elas o comando gpresult, que explicarei neste artigo logo abaixo. 

O comando gpresult exibe as informações do conjunto de diretivas resultante (RSoP). para um computador e um usuário de destino. Ou seja, com ele você pode ver quando as alterações mais recentes, aplicadas nas configurações de Diretiva de Grupo, ocorreram em um computador e usuário e assim podendo avaliar essa configuração, conforme ilustrado na figura abaixo, na qual demonstra os dados RSoP (GPOs) aplicados ao computador SERVERDC1 do domínio diegogouveia.com.br. 

1

1-1

Exibindo as informações de políticas resultantes (RSoP) aplicadas ao computador ServerDC1.

Para usar este comando basta executar o prompt de comando como administrador na estação que deseja verificar as políticas aplicadas a ela, e digitar: gpresult /r e dar um Enter no teclado. Serão carregadas as políticas aplicadas a estação, conforme ilustrado no exemplo da figura acima.

Também é possível pelo comando gpresult obter as políticas aplicadas a um computador e usuário, de forma remota. Para isso basta usar os parâmetros, /H, para salvar o relatório das políticas aplicadas em um formato .HTML e /S, que é usado para especificar o nome do computador remoto que será obtido as políticas aplicadas. Veja abaixo como fazer isso:

Obtendo as Políticas Aplicadas a Um Computador, de forma remota.

1. Acesse o prompt de comando como Administrador.

2. No prompt de comando, digite: gpresult /h, informando em seguida o nome que terá o relatório com o final .HTML. Feito isso dê um espaço e acrescente o parâmetro /H informando após o parâmetro o nome do computador remoto que será obtido as políticas aplicadas, conforme o exemplo da figura abaixo, na qual demonstra que estão sendo exportadas, no perfil do usuário Administrador, as políticas aplicadas o computador SERVERDC1. 

1

Obtendo políticas aplicadas ao computador SERVERDC1, de forma remota, com o comando gpresult.

O relatório será salvo no perfil do usuário que executou o comando, conforme demonstrado na figura abaixo, que foi salvo o relatório ResumoGPO no perfil do usuário Administrador. Para abri-lo, basta executá-lo com algum navegador, de preferência o Internet Explorer. 

2

Observação: Vale lembrar que se você alterar as configurações de diretiva de grupo aplicadas a essa estação, por meio do console de Gerenciamento de Política de Grupo, poderá levar ainda cerca de 20 a 90 minutos para que ela seja atualizada e que as alterações entrem em vigor. Para aplicar essas atualizações mais rápidas na estação, basta acessar o prompt de comando dessa estação como administrador e executar o comando: gpupdate/ force e dar um Enter no teclado. 

Para saber mais sobre o comando gpresult, consulte: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/administration/windows-commands/gpresult

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros:  Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

 

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

Um comentário sobre “Obtendo as Configurações das Políticas de Grupo, de “forma tradicional” e remota, com o comando gpresult.

Deixe uma resposta