Obtendo as Configurações das Políticas de Grupo, de “forma tradicional” e remota, com o comando gpresult.

Através das políticas de grupo, você pode especificar configurações para gerenciar usuários e computadores de uma forma eficiente e centralizada, usando o console de Gerenciamento de Política de Grupo do Controlador de Domínio. Para verificar essas políticas aplicadas aos computadores e usuários, existem várias formas, dentre elas o comando gpresult, que explicarei neste artigo logo abaixo. 

O comando gpresult exibe as informações do conjunto de diretivas resultante (RSoP). para um computador e um usuário de destino. Ou seja, com ele você pode ver quando as alterações mais recentes, aplicadas nas configurações de Diretiva de Grupo, ocorreram em um computador e usuário e assim podendo avaliar essa configuração, conforme ilustrado na figura abaixo, na qual demonstra os dados RSoP (GPOs) aplicados ao computador SERVERDC1 do domínio diegogouveia.com.br. 

1

1-1

Exibindo as informações de políticas resultantes (RSoP) aplicadas ao computador ServerDC1.

Para usar este comando basta executar o prompt de comando como administrador na estação que deseja verificar as políticas aplicadas a ela, e digitar: gpresult /r e dar um Enter no teclado. Serão carregadas as políticas aplicadas a estação, conforme ilustrado no exemplo da figura acima.

Também é possível pelo comando gpresult obter as políticas aplicadas a um computador e usuário, de forma remota. Para isso basta usar os parâmetros, /H, para salvar o relatório das políticas aplicadas em um formato .HTML e /S, que é usado para especificar o nome do computador remoto que será obtido as políticas aplicadas. Veja abaixo como fazer isso:

Obtendo as Políticas Aplicadas a Um Computador, de forma remota.

1. Acesse o prompt de comando como Administrador.

2. No prompt de comando, digite: gpresult /h, informando em seguida o nome que terá o relatório com o final .HTML. Feito isso dê um espaço e acrescente o parâmetro /H informando após o parâmetro o nome do computador remoto que será obtido as políticas aplicadas, conforme o exemplo da figura abaixo, na qual demonstra que estão sendo exportadas, no perfil do usuário Administrador, as políticas aplicadas o computador SERVERDC1. 

1

Obtendo políticas aplicadas ao computador SERVERDC1, de forma remota, com o comando gpresult.

O relatório será salvo no perfil do usuário que executou o comando, conforme demonstrado na figura abaixo, que foi salvo o relatório ResumoGPO no perfil do usuário Administrador. Para abri-lo, basta executá-lo com algum navegador, de preferência o Internet Explorer. 

2

Observação: Vale lembrar que se você alterar as configurações de diretiva de grupo aplicadas a essa estação, por meio do console de Gerenciamento de Política de Grupo, poderá levar ainda cerca de 20 a 90 minutos para que ela seja atualizada e que as alterações entrem em vigor. Para aplicar essas atualizações mais rápidas na estação, basta acessar o prompt de comando dessa estação como administrador e executar o comando: gpupdate/ force e dar um Enter no teclado. 

Para saber mais sobre o comando gpresult, consulte: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/administration/windows-commands/gpresult

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros:  Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

30265390_566037330450082_5311249608711551235_n

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

LIV0001525

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta