Automatize as tarefas do Active Directory com o PowerShell.

Quase todos os profissionais de TI já tiveram ou tem alguma experiência com o Active Directory, seja em um momento que teve que fazer a criação de novos usuários para o domínio ou na criação de políticas (GPO) para a rede. Contudo, apesar dessas experiências com algumas das GUI do Active Directory, são poucos os profissionais que conseguem extrair o máximo dessas ferramentas, e isso ser dar muito pelo fato não saber como administrá-las pelo PowerShell. E é para te mostrar como o PowerShell pode ser poderoso e facilitar a sua vida, que apresento abaixo alguns scripts que vão poder te ajudar a reduzir o tempo de algumas das suas tarefas diárias, na administração do Active Directory. 

O Active Directory é uma área em que os administradores fazem modificações constantes e muitas vezes repetitivas, como alteração de senhas de usuários, criação e modificação de usuários, entre outras. Através do PowerShell, você pode automatizar várias dessas tarefas repetitivas, veja abaixo alguns exemplos:

1. PowerShell: Obter GPOs aplicadas a uma conta de usuário do domínio, de forma remota.

Nem sempre é necessário ir até uma estação do domínio verificar as políticas (GPOs) aplicadas a uma conta de usuário. Em empresas que possuem várias filiais separadas geograficamente, torna-se até mais complicado, gerando tempo de deslocamento para a equipe ir até o local verificar tais políticas aplicadas a uma conta. Isso pode gerar: custo, tempo e planejamento. É para isso, que no link abaixo ensino, como verificar uma política – ou se preferir GPO, de forma remota, aplicada a uma conta de usuário pelo console host do Windows PowerShell.

https://diegogouveia.com.br/2018/11/07/powershell-obtendo-gpos-aplicadas-a-uma-conta-de-usuario-do-dominio-de-forma-remota/

2. Reiniciar as contas de computadores encontradas em uma OU – PowerShell.

Às vezes, temos que reiniciar alguns computadores de um setor ou até mesmo de toda a empresa para aplicação de alguns procedimentos. Essa tarefa é fácil, uma vez que tem que ir somente na estação e desligar. Contudo, já pensou em fazê-la várias vezes ao longo do dia, em diversas estações e em diferentes setores longe um do outro? Chato, né!? Por isso, no link abaixo, mostro como fazer isso pelo Windows PowerShell, sem ter que se levantar da cadeira. 

https://diegogouveia.com.br/2018/04/23/reiniciando-as-contas-de-computadores-encontradas-em-uma-ou-powershell/

3. Pesquisando as contas dos usuários a expirarem por uma data específica – PowerShell.

Às vezes, temos que pesquisar as contas dos usuários que estão próximos a expirarem. Essa é uma tarefa, que quando feita manualmente, é bastante trabalhosa além de passível de erros, uma vez que se não usarmos ferramentas específicas poderemos esquecer no final alguns (ou vários) usuários nessa consulta. No link abaixo eu ensino como fazer isso, usando o Windows PowerShell.

https://diegogouveia.com.br/2018/04/11/pesquisando-as-contas-de-usuarios-a-expirarem-em-uma-data-especifica-powershell/

4. Consultar as contas dos usuários ativas, inativas e desativadas do domínio. 

Como mostrado no exemplo acima, 3, pode surgir a necessidade de pesquisar as contas ativas, inativas e desabilitadas do domínio. Essa tarefa feita manualmente poderá ser demorada, além de passível de muitos erros. No link abaixo eu ensino como fazer isso, por meio de script que desenvolvi no PowerShell. 

https://diegogouveia.com.br/2017/03/11/powershell-script-contas-ativas-inativas-e-desativadas-windows-server/

5. Alterar as senhas de todas as contas dos usuários do domínio – Windows PowerShell.

Essa é uma tarefa fácil, mas imagina alterar a senha de 100, 200, 500 ou mais contas? Quanto tempo você demoraria, usando a forma tradicional? Pelo PowerShell, em pouco menos de 1 minuto, você pode resolver esse problema. Veja no link abaixo. 

https://diegogouveia.com.br/2018/04/12/alterando-as-senhas-de-todas-as-contas-dos-usuarios-do-dominio-windows-powershell/

Gostou das dicas? Então, segue o link da venda dos meus livros:  Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com o PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta