Cinco SCRIPTS que podem TE AJUDAR na administração do Active Directory, facilitando mais o seu dia-a-dia.

Livro

Livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Todos sabem que a vida de um administrador de rede é bastante corrida. São muitas tarefas no dia-a-dia, que se não forem automatizadas, irão consumir bastante do seu tempo. Por isso neste artigo, diferente do artigo passado, no qual mostrei quatro GPOs que podem te ajudar na administração de uma rede, gerenciada pelo Active Directory,  mostrarei cinco scripts que podem te ajudar na administração do Active Directory. 

1.      PowerShell: Enviando mensagens para usuários logados.

Sempre surge a necessidade de enviar uma mensagem para todos usuários do domínio . Isso pode ser feita de várias formas, uma delas é por meio do PowerShell. No link abaixo eu ensino como enviar uma mensagem para todos usuários logados nas estações, por meio do Windows  PowerShell. Para isso, será usado o cmdlet Get-ADComputer, que tem como finalidade obter os computadores do Active Directory junto do comando msg, no qual permiti enviar uma mensagem a estações locais ou remotas. Vamos lá:

https://diegogouveia.com.br/2017/12/02/powershell-enviar-mensagens-para-usuarios-logados/

2.       Relatório Dos Usuários do Active Directory – PowerShell.


Às vezes, é necessário ter que fazer uma consulta dos nomes das contas dos usuários do Active Directory e a situação de cada uma das contas encontradas. Essa tarefa feita manualmente, dependendo da quantidade de usuários que tem no Active Directory, é complicadíssima, além de passíveis de erros e esquecimento. No link abaixo mostro como fazer isso de forma rápida, fácil e eficaz. 

https://diegogouveia.com.br/2016/08/31/consultarrelatorio-usuarios-ad-powershell/

3.       Relatório Dos Computadores do Active Directory – PowerShell. 


Semelhante a dica anterior, na qual mostrei como consultar os nomes das contas dos usuários do Active Directory e a situação de cada uma das contas encontradas, essa abaixo eu mostro como fazer isso para as contas dos computadores do Active Directory. 

https://diegogouveia.com.br/2016/09/01/relatorio-computadores-ad-powershell/

4.       Reiniciando os computadores de uma OU – PowerShell. 


Às vezes, temos que reiniciar alguns computadores de um setor ou até mesmo de toda a empresa para aplicação de alguns procedimentos. Essa tarefa é fácil, uma vez que tem que ir somente na estação e desligar. Contudo, já pensou em fazê-la várias vezes ao longo do dia, em diversas estações e em diferentes setores longe um do outro? Chato, né!? Por isso, no link abaixo, mostro como fazer isso pelo Windows PowerShell, sem ter que se levantar da cadeira.

https://diegogouveia.com.br/2018/04/23/reiniciando-as-contas-de-computadores-encontradas-em-uma-ou-powershell/

5.  Deletar arquivos antigos de forma agendada e automatizada – Servidor de Arquivos

Essa não está ligada diretamente ao Active Directory, mas coloquei porque acho bastante interessante. Uma tarefa chata e que sempre esquecemos é de deletar arquivos antigos, do servidor de arquivos. Geralmente essa tarefa só fazemos quando aparece aquela velha mensagem na tela do Windows, informando que a partição está cheia e é preciso apagar alguns arquivos. Por isso, no link abaixo, apresento um artigo que elaborei de como resolver esse problema para você, de forma automática e automatizada, através da combinação do agendador de tarefas mais um script. 

https://diegogouveia.com.br/2016/07/27/deletar-arquivos-antigos-windows-server/

Gostou das dicas? Então segue o link da venda do meu novo livro: Administrando o Active Directory com o Windows PowerShell. Nele tem inúmeras dicas úteis e práticas como as mencionadas acimas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory. 

– Link da venda do livro: https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

30265390_566037330450082_5311249608711551235_n
3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

Deixe uma resposta