PowerShell: Obtendo GPOs aplicadas a uma conta de usuário do domínio, de forma remota.

Nem sempre é necessário ir até uma estação do domínio verificar as políticas (GPOs) aplicadas a uma conta de usuário. Em empresas que possuem várias filiais separadas geograficamente, torna-se até mais complicado, gerando tempo de deslocamento para a equipe ir até o local verificar tais políticas aplicadas a uma conta. Isso pode gerar: custo, tempo e planejamento. É para isso, que ensino neste artigo, como verificar uma política – ou se preferir GPO, de forma remota, aplicada a uma conta de usuário pelo console host do Windows PowerShell. 


Para isso, será usado o cmdlet Get-GPResultantSetOfPolicy. Para obter mais informações sobre este cmdlet, consulte o endereço a seguir: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee461048.aspx

Obtendo As Políticas Aplicadas A Uma Conta de Usuário Remoto, De Forma Remota. – Windows PowerShell.

Exemplo Prático: Para obter de forma remota as políticas (GPOs) aplicadas a uma conta de usuário do domínio e armazená-las em um relatório .html do computador local, pelo console host do Windows PowerShell, faça:

1. Faça o logon com a conta de administrador no Windows Server.

2. Clique em: (Iniciar) -> Ferramentas Administrativas. Aparecerá vários consoles. Procure pelo console que tem o nome “Windows PowerShell”. Clique com o botão direito no nome desse console e, no menu de opções que surgirá, selecione a opção : “Executar como administrador”. Será carregado o console host do Windows PowerShell com o perfil do usuário Administrador logado, conforme a figura 1.1 abaixo.

1
Figura 1.1 – Console Host – Windows PowerShell – Windows Server.

3. No console host do PowerShell, digite: Get-GPResultantSetOfPolicy –ReportType html –user <string> –computer <string> -Patch C:\GPOsUsuarioRemoto.html, substituindo os campos: <string> do parâmetro –user <string> pelo nome da conta do usuário que deseja obter as políticas aplicadas e o <string> do parâmetro –computer <string> pelo nome totalmente qualificado (FQDN) do computador em que o usuário está logado, conforme a figura 1.2 abaixo, na qual está demonstrando as políticas (GPOs) aplicadas a conta do usuário diego.lima. Feito isso, dê um Enter no teclado e será emitida uma mensagem, ainda na tela do console host.  

1
Figura 1.2 – Criando um relatório das GPOs aplicadas ao usuário diego.lima no computador DomainControllerDC.diegolima.com.br.

4. Será criado um relatório com o nome GPOsUsuárioRemoto.html no diretório C:\ da estação em que executou o comando. Neste relatório, será emitido as GPOs aplicadas a conta do usuário informado, conforme demonstra a figura 1.3, na qual demonstra as políticas aplicadas a conta do usuário DIEGOLIMA logado na estação DOMAINCON

1
Figura 1.3 – Relatório das GPOs aplicadas a conta do usuário diego.lima.

5. Gostou da dica? Então segue o link da venda do meu novo livro: Administrando o Active Directory com o Windows PowerShell. Nele, tem inúmeras dicas úteis e práticas como a mencionada acima, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory. 

– Link da venda do livro: https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

30265390_566037330450082_5311249608711551235_n
Livro: Administrando o Active Directory Com o PowerShell. 

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Livros do Autor:
(Para obter detalhes sobre algum dos livros, basta apenas clicar na imagem do livro que deseja).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s