Pesquisando GPOs De Forma Personalizada – Windows Server

Neste artigo eu ensino como pesquisar GPOs por meio das configurações aplicadas a elas ou por outras condições, por meio do recurso Pesquisar Objetos de Diretiva de Grupo. Uma dica bastante interessante quando se dar a necessidade de pesquisar quais GPOs que estão aplicadas no domínio tem determinadas configurações, sem a necessidade de ir em cada uma delas verificar de forma manual.

Vale lembrar: Apesar dos procedimentos feitos aqui serem usando o console de Gerenciamento de Diretiva de Grupo do Windows Server 2008, o administrador de rede, poderá adaptá-lo usando a versão que está utilizando do Windows Server.

Para pesquisar GPOs de forma personalizada, no Windows Server, faça:

1. Acesse o Controlador de Domínio (DC). 

2. Abra o console de Diretiva/Política de Grupo. 

3. No console clique com o botão direito do mouse no nome da GPO que deseja pesquisar as políticas de forma personalizada. No menu de opções que surgirá, clique na opção Pesquisar, ilustrada na figura abaixo. 


4. Surgirá uma nova tela chamada Pesquisar Objetos de Diretiva de Grupo. Nela primeiro selecione o nome do domínio que deseja pesquisar as políticas na opção “Pesquisar GPOs neste domínio, conforme o exemplo abaixo que será pesquisado no domínio diegogouveia.com.br, e depois selecione quais configurações você deseja pesquisar das Políticas nos campos: Pesquisar Item, Condição e Valor. Serão nestes campos que definirão como serão pesquisadas as GPOs. Agora clique no botão Adicionar, ilustrado no lado direito da janela, demonstrando também ainda na figura abaixo. 

Obs: No exemplo abaixo será pesquisada as GPOs do domínio diegogouveia.com.br que correspondem a Links de GPO, na condição de existirem e tem como valor atribuído o domínio diegogouveia.com.br.

5. Agora clique no botão pesquisar, encontrado ao lado direito da janela, ilustrado na figura abaixo. 

6. Serão retornadas as políticas que atendem aos critérios definidos nos campos: Pesquisar Item, Condição e Valor, anteriormente demonstrados, conforme o exemplo da figura abaixo, na qual demonstra que foram obtidos as GPOs: Default Domain Contr, Default Domain Policy e GPO Teste que atenderam aos critérios feitos no passo 4 deste artigo. 

Pronto. Gostou da dica? Então se liga abaixo na pré-venda dos meus dois livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. 

Para obter detalhes sobre algum dos livros abaixo do autor, BASTA APENAS CLICAR NA IMAGEM CORRESPONDENTE DO LIVRO ABAIXO.

 

 

 

 

 

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s