Exibindo o acesso (permissões) de um usuário / grupo em uma pasta – Windows Server

Livro-GPO-Banner

Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Às vezes, surgem dúvidas sobre as permissões que um usuário ou grupo tem em uma pasta do servidor. E isso, caso o administrador não saiba verificar o acesso efetivo (ou seja as permissões) pode ocasionar dores de cabeças ao mesmo, deixando a segurança mais vulnerável, uma vez que algum usuário poderá visualizar arquivos que não era nem para saber que existi. É para tentar resolver esse problema que eu ensino abaixo como verificar as permissões (acesso efetivo) de um usuário ou grupo em uma pasta do Windows Server. Vamos lá:

Exemplo Prático: Para verificar o acesso efetivo (permissões) de um usuário ou grupo em uma pasta, faça:

1.       Faça o logon com a conta de administrador no Controlador de Domínio. 

2.       Procure a pasta que deseja saber as permissões do usuário ou grupo. Com a pasta selecionada, clique com o botão direito nela e, no menu de opções, acesse a opção Propriedades.

3.       Nas propriedades da pasta selecione a guia Segurança, ilustrada na figura 1.1, e clique na opção Avançadas.

Figura 1.1 – Acessando a opção Avançadas – Guia Segurança.

4.       Será aberto a janela Configurações de Segurança Avançadas da pasta com o nome da pasta na frente. Na janela clique na guia Acesso Efetivo, ilustrado na figura 1.2, e clique na opção Selecionar um Usuário. 

Figura 1.2 – Janela Configurações de Segurança Avançadas.

5.       Será aberto uma nova janela. Nela digite o nome da conta do usuário ou grupo que deseja saber as permissões efetivas e clique em OK. Você voltará a janela Configurações de Segurança Avançadas com o nome da conta/grupo carregado na opção Usuário / Grupo, conforme ilustra a figura 1.3, na qual demonstra que será demonstrado as permissões efetivas do usuário diego.gouveiace@diegogouveia.com.br na pasta TI. 

Figura 1.3 – Janela Configurações de Segurança Avançadas.


6. 
      Ainda na janela Configurações de Segurança Avançadas clique na opção Exibir Acesso Efetivo, encontrada mais abaixo, e clique nela.

Figura 1.4 – Exibir Acesso Efetivo – Janela Configurações de Segurança Avançadas.

7.       Serão carregadas as permissões da conta do usuário / grupo na pasta selecionada, conforme ilustra o exemplo da figura 1.5, na qual demonstra as permissões da conta do usuário diego.gouveiace@diegogouveia.com.br na pasta TI.

Figura 1.5 – Acesso Efetivo da conta do usuário diego.gouveiace@diegogouveia.com.br.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros:  Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

30265390_566037330450082_5311249608711551235_n

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

Deixe uma resposta