Exibindo o acesso (permissões) de um usuário / grupo em uma pasta – Windows Server

Às vezes, surgem dúvidas sobre as permissões que um usuário ou grupo tem em uma pasta do servidor. E isso, caso o administrador não saiba verificar o acesso efetivo (ou seja as permissões) pode ocasionar dores de cabeças ao mesmo, deixando a segurança mais vulnerável, uma vez que algum usuário poderá visualizar arquivos que não era nem para saber que existi. É para tentar resolver esse problema que eu ensino abaixo como verificar as permissões (acesso efetivo) de um usuário ou grupo em uma pasta do Windows Server. Vamos lá:

Exemplo Prático: Para verificar o acesso efetivo (permissões) de um usuário ou grupo em uma pasta, faça:

1.       Faça o logon com a conta de administrador no Controlador de Domínio. 

2.       Procure a pasta que deseja saber as permissões do usuário ou grupo. Com a pasta selecionada, clique com o botão direito nela e, no menu de opções, acesse a opção Propriedades.

3.       Nas propriedades da pasta selecione a guia Segurança, ilustrada na figura 1.1, e clique na opção Avançadas.

Figura 1.1 – Acessando a opção Avançadas – Guia Segurança.

4.       Será aberto a janela Configurações de Segurança Avançadas da pasta com o nome da pasta na frente. Na janela clique na guia Acesso Efetivo, ilustrado na figura 1.2, e clique na opção Selecionar um Usuário. 

Figura 1.2 – Janela Configurações de Segurança Avançadas.

5.       Será aberto uma nova janela. Nela digite o nome da conta do usuário ou grupo que deseja saber as permissões efetivas e clique em OK. Você voltará a janela Configurações de Segurança Avançadas com o nome da conta/grupo carregado na opção Usuário / Grupo, conforme ilustra a figura 1.3, na qual demonstra que será demonstrado as permissões efetivas do usuário diego.gouveiace@diegogouveia.com.br na pasta TI. 

Figura 1.3 – Janela Configurações de Segurança Avançadas.


6. 
      Ainda na janela Configurações de Segurança Avançadas clique na opção Exibir Acesso Efetivo, encontrada mais abaixo, e clique nela.

Figura 1.4 – Exibir Acesso Efetivo – Janela Configurações de Segurança Avançadas.

7.       Serão carregadas as permissões da conta do usuário / grupo na pasta selecionada, conforme ilustra o exemplo da figura 1.5, na qual demonstra as permissões da conta do usuário diego.gouveiace@diegogouveia.com.br na pasta TI.

Figura 1.5 – Acesso Efetivo da conta do usuário diego.gouveiace@diegogouveia.com.br.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros:  Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

30265390_566037330450082_5311249608711551235_n

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.
https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta