Habilitando Em Massa Todas Contas de Usuários Encontradas Em Uma OU -Unidade Organizacional

Livro

Livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Neste artigo você aprenderá, por meio do Windows PowerShell, a habilitar em massa todas a contas de usuários encontradas em uma OU. Serão usados para essa finalidade os cmdlets Get-ADUser, estudado no capítulo 2 do meu novo livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell, junto do cmdlet Set-ADUser, também estudado no mesmo livro. No qual o primeiro obterá todas as contas de usuários encontradas na unidade organizacional (identificada pelo seu nome distinto) e o segundo habilitará as contas dos usuários obtidos por meio do parâmetro -Enabled no qual receberá o valor de $True. Vamos lá:

Exemplo Prático: Habilitando Em Massa Todas As Contas de Usuários Encontradas Em Uma Unidade Organizacional (OU), por meio do Windows PowerShell. 

1. Faça logon com a conta administrador no Controlador de Domínio (DC).

2. Execute o console host do Windows PowerShell com permissões elevadas. 

No console host a primeira coisa que deve ser feita é saber qual é o nome distinto (DN) da unidade organizacional no qual contém os usuários que serão habilitados. Isto porque, será por meio desse nome distinto da unidade organizacional, que serão obtidas as contas dos usuários para logo após serem habilitadas, por meio do parâmetro -Enabled do cmdlet Set-ADUser. 

3. Para isso, ainda no console host do Windows PowerShell, digite: dsquery ou e dê um Enter no teclado. Serão obtidos, na tela do console do Windows PowerShell, os nomes distintos de cada uma das unidades organizacionais do domínio, conforme o exemplo da figura 1.1 abaixo, no qual demonstra os nomes distintos das unidades organizacionais do domínio diegogouveia.com.br. Identifique o nome distinto da unidade organizacional no qual deseja habilitar as contas dos usuários e a copie. 

1

Figura 1.1 – Console Host do Windows PowerShell – Obtendo Os Nomes Distintos Das Unidades Organizacionais do domínio diegogouveia.com.br.

4. Agora digite no console host: Import-Module ActiveDirectory para ser importado o módulo de cmdlets do Active Directory e dê um Enter no teclado, conforme o exemplo da figura 1.2. Serão importados os cmdlets do Active Directory no console host do Windows PowerShell. Esse é um passo fundamental para que possa ser trabalhado os cmdlets do Active Directory.

2

Figura 1.2 – Importando o Módulo de Cmdlets do Active Directory.

5. Agora digite: Get-ADUser -filter * -SearchBase acompanhado do nome distinto da unidade organizacional no qual serão habilitadas as contas dos usuários, acrescente o comando: | Set-ADUser -Enabled $True e dê um Enter no teclado. Serão habilitadas as as contas dos usuários encontradas dentro da unidade organizacional informada após o parâmetro -SearchBase do comando anterior, conforme o exemplo da figura 1.3, no qual demonstra que serão habilitadas as contas dos usuários encontrados dentro da unidade organizacional RH (identificada pelo nome distinto OU=OU RH,DC=diegogouveia,DC=com,DC=br”.

Figura 1.3 – Habilitando As Contas Dos Usuários Encontrados na OU-RH do domínio diegogouveia.com.br.

6. Pronto. As contas dos usuários foram habilitadas.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

Deixe uma resposta