Desabilitando Em Massa Todas Contas de Usuários Encontradas Em Uma OU -Unidade Organizacional

Neste artigo você aprenderá, por meio do Windows PowerShell, a desabilitar em massa todas a contas de usuários encontradas em uma OU. Serão usados para essa finalidade os cmdlets Get-ADUser, estudado no capítulo 2 do meu novo livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell, junto do cmdlet Set-ADUser, também estudado no mesmo livro. No qual o primeiro obterá todas as contas de usuários encontradas na unidade organizacional (identificada pelo seu nome distinto) e o segundo desabilitará as contas dos usuários obtidos por meio do parâmetro -Enabled no qual receberá o valor de $False. Vamos lá:

Exemplo Prático: Desabilitando Em Massa Todas As Contas de Usuários Encontradas Em Uma Unidade Organizacional (OU), por meio do Windows PowerShell. 

1. Faça logon com a conta administrador no Controlador de Domínio (DC).

2. Execute o console host do Windows PowerShell com permissões elevadas. 

No console host a primeira coisa que deve ser feita é saber qual é o nome distinto (DN) da unidade organizacional no qual contém os usuários que serão desabilitados. Isto porque, será por meio desse nome distinto da unidade organizacional, que serão obtidas as contas dos usuários para logo após serem desabilitadas, por meio do parâmetro -Enabled do cmdlet Set-ADUser. 

3. Para isso, ainda no console host do Windows PowerShell, digite: dsquery ou e dê um Enter no teclado. Serão obtidos, na tela do console do Windows PowerShell, os nomes distintos de cada uma das unidades organizacionais do domínio, conforme o exemplo da figura 1.1 abaixo, no qual demonstra os nomes distintos das unidades organizacionais do domínio diegogouveia.com.br. Identifique o nome distinto da unidade organizacional no qual deseja desabilitar as contas dos usuários e a copie. 

1
Figura 1.1 – Console Host do Windows PowerShell – Obtendo Os Nomes Distintos Das Unidades Organizacionais do domínio diegogouveia.com.br.

4. Agora digite no console host: Import-Module ActiveDirectory para ser importado o módulo de cmdlets do Active Directory e dê um Enter no teclado, conforme o exemplo da figura 1.2. Serão importados os cmdlets do Active Directory no console host do Windows PowerShell. Esse é um passo fundamental para que possa ser trabalhado os cmdlets do Active Directory.

2
Figura 1.2 Importando o Módulo de Cmdlets do Active Directory.

5. Agora digite: Get-ADUser -filter * -SearchBase acompanhado do nome distinto da unidade organizacional no qual serão desabilitadas as contas dos usuários, acrescente o comando: | Set-ADUser -Enabled $False e dê um Enter no teclado. Serão desabilitadas as as contas dos usuários encontradas dentro da unidade organizacional informada após o parâmetro -SearchBase do comando anterior, conforme o exemplo da figura 1.3, no qual demonstra que serão desabilitadas as contas dos usuários encontrados dentro da unidade organizacional RH (identificada pelo nome distinto OU=OU RH,DC=diegogouveia,DC=com,DC=br”.

3
Figura 1.3 – Desabilitando as as contas dos usuários encontradas dentro da unidade organizacional RH do domínio diegogouveia.com.br.

6. Pronto. As contas dos usuários foram desabilitadas, conforme demonstra o exemplo da figura 1.4, no qual ilustra que as contas dos usuários Diego Gouveia e Diana Lima, encontradas dentro da unidade organizacional RH do domínio diegogouveia.com.br, foram desabilitadas com êxito. 

4
Console Usuários e Computadores do Active Directory – Unidade Organizacional RH

Gostou da dica? Então se liga na pré-venda do meu novo livro: Administrando o Active Directory com o Windows PowerShell! Nele tem inúmeras dicas como a mencionada acima, além de explicar o passo a passo de como você criar, configurar e gerenciar o Active Directory com o Windows PowerShell. Veja todo o conteúdo do livro, dos bônus e mais informações no link abaixo:Link Pré-Venda, bônus, conteúdos do livro demais informações: https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Livros do Autor:
(Para obter detalhes sobre algum dos livros, basta apenas clicar na imagem do livro que deseja).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s