Quatro GPOs que não podem faltar no seu domínio!

Todos sabem que a vida de um administrador de rede é bastante corrida. São muitas tarefas no dia-a-dia, que se não forem delegadas ou automatizadas, consumiram bastante do seu tempo, fazendo com que fique atarefado. Por isso, nesse artigo, mostro 4 GPOs que podem te ajudar na administração de uma rede. 

1.  Mapeamento de Impressora.

Uma tarefa repetitiva no dia-a-dia da equipe de TI de uma empresa é ter que ficar conectando impressoras para usuários. Isso acaba tomando uma boa parte do tempo da equipe. Porém, o que poucos administradores de rede sabem, é que pode ser usado uma GPO para essa finalidade. No artigo abaixo, ensino como fazer isso:

https://diegogouveia.com.br/2016/06/26/mapeamento-de-impressoras-via-gpo/

2.  Papel de parede

Padronizar as estações do domínio com a foto da empresa, virou bastante comum  Com isso, o administrador de rede, tem que saber de medidas para facilitar essa tarefa, não deixando algo que virou tão comum, ser uma tarefa chata na sua vida. No link abaixo, ensino como fazer isso via GPO

https://diegogouveia.com.br/2016/07/16/papel-de-parede-do-windows-via-gpo/

3.  Mensagem ao logar no domínio. 

Às vezes, surge a necessidade de enviar uma informação para todos os usuários do nosso domínio. Seja uma mensagem de boas vindas, do RH ou algo relacionado a alguma regra da empresa.

Há várias maneiras de fazer com que essa informação cheguem aos funcionários: e-mail, boca a boca ou aquele velho papel ao lado do “ponto”. Mas, o que poucos administradores sabem é que existe um método eficiente de dar aquela velha(ou nova) notícia aos usuários do nosso domínio. No link abaixo, ensino como fazer isso:

https://diegogouveia.com.br/2016/06/25/mensagem-ao-tentar-logar-no-dominio/

4.  Excluir Perfis de Usuários Antigos 

Com o passar do tempo, sempre acontece de verificarmos nas estações de trabalho perfis de usuários gravados nas estações em que se desligaram da empresa. E isso, com o passar do tempo e dependendo de quantos usuários passaram por aquela estação, pode ocasionar o disco rígido ficar bastante preenchido e sem espaço, ocasionando ter que apagar os perfis dos usuários da estação manualmente. 

Essa tarefa é relativamente fácil, uma vez que, é só selecionar os perfis do usuários e excluí-los. Agora, imagine um cenário em que temos que fazer isso várias vezes, ao longo do mês e em várias estações de trabalho? Um pouco cansativo, certo!? E, é para isto, que apresento uma forma mais automatizada, que fará essa tarefa por você: exclusão de usuários via GPO. Com ela, podemos excluir usuários que não logam nas estações, por 30 dias, 90 dias e etc… Garantindo assim, uma limpeza automática nas estações de usuários que não usam aquela estação. Leia mais sobre essa GPO no artigo abaixo. 

https://diegogouveia.com.br/2016/07/02/excluindo-usuarios-antigos-via-gpo/

________________________________________________________________________
AH, QUASE ESQUEÇO.

Saiu o meu primeiro livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server: 2008, 2012 e 2016 em parceria com o  Júlio Battisti. Nele, você aprenderá desde a teoria sobre GPOs até administrar as políticas de grupo vinha linha de comando, usando o Windows PowerShell. São quase 700 páginas só sobre GPOs – incluindo boas práticas, resolução de problemas e cerca de 40 bônus para quem comprar o livro.
  • Segue o link da pré-venda do livro e os 40 bônus:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

61cbf5cc-f059-4468-9772-0823e5068693

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), MCP, escreve para diversas comunidades técnicas e é autor do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s