Removendo a configuração de proteção contra exclusão acidental de todas as OUs – PowerShell

Neste artigo, você aprenderá a remover a configuração de proteção contra exclusão acidental de todas as unidades organizacionais de uma única vez, usando o console host do Windows PowerShell. Contudo, antes de remover essa configuração, você aprenderá um pouco mais sobre ela. 

Introdução

A configuração de proteção contra exclusão acidental é configurada por padrão quando é criada uma unidade organizacional no domínio, conforme mostra a figura abaixo.


Essa configuração habilita uma proteção contra a exclusão de imediato de uma unidade organizacional do domínio, informando uma mensagem de erro para o administrador, afirmando que o mesmo não tem privilégios suficientes para a exclusão da unidade organizacional e avisando que a mesma está com a configuração habilitada de proteção contra exclusão acidental, conforme mostra a figura abaixo, que demonstra a mensagem de erro ao tentar excluir a unidade organizacional Computadores do domínio diegogouveia.com.br.


Para desabilitar essa opção, o administrador de rede tem que habilitar a configuração de Recursos Avançados do Console de Usuários e Computadores do Active Diretory, indo de unidade organizacional a unidade organizacional que deseja desabilitar essa opção, acessar as suas propriedades e desmarcar a opção “Proteger Objeto Contra Exclusão Acidental” encontrada na guia Objeto das propriedades da unidade organizacional.

Esse cenário não é trabalhoso quando queremos desabilitar essa configuração em apenas uma unidade organizacional ou duas. Contudo, imagina em um cenários que temos que desabilitar essa configuração em várias unidades organizacionais do domínio? Seria um pouco repetitivo, além de trabalhoso. É para resolver esse problema que ensino abaixo como desabilitar essa configuração usando o console host do Windows PowerShell, assim removendo a configuração de proteção contra exclusão acidental em todas as unidades organizacionais do domínio de uma única vez. Vamos lá.

Solução:

1.       Faça o logon com a conta de administrador no controlador de domínio. 

2.       Execute o console host do Windows PowerShell com permissões elevadas. No console, será usado o cmdlet Get-ADOrganizationalUnit junto do comando -filter * para obter as unidades organizacionais do domínio e logo após será usado o cmdlet Set-ADOrganizationalUnit, alterando a atributo -ProtectedFromAccidentalDeletion (que contém a configuração de proteção contra a exclusão acidental) para falso, assim desabilitando a configuração.

3.        No console, digite: Get-ADOrganizationalUnit -Filter * | SetADOrganizationalUnit -ProtectedFromAccidentalDeletion $false e dê um Enter no teclado. Será aplicado desabilitado a configuração de proteção de exclusão acidental nas unidades organizacionais do domínio.

________________________________________________________________________
AH, QUASE ESQUEÇO.

Saiu o meu primeiro livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server: 2008, 2012 e 2016 em parceria com o  Júlio Battisti. Nele, você aprenderá desde a teoria sobre GPOs até administrar as políticas de grupo vinha linha de comando, usando o Windows PowerShell. São quase 700 páginas só sobre GPOs – incluindo boas práticas, resolução de problemas e cerca de 40 bônus para quem comprar o livro.
  • Segue o link da pré-venda do livro e os 40 bônus:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

61cbf5cc-f059-4468-9772-0823e5068693

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), MCP, escreve para diversas comunidades técnicas e é autor do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server. Atualmente é Analista de TI/Coordenador e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s