PowerShell: Forçando a replicação de todos os controladores de domínio – Sites-Active Directory

Neste artigo, você aprenderá a forçar a replicação de todos os controladores de domínio de todos os sites. 

O Windows Server, usa função de Active Directory Domain Services (AD DS) para o processo de replicação de objetos entre um servidor de origem a um servidor de destino na rede. Com isso, significa que o controlador de domínio em que a replicação é iniciada recebe os dados do controlador de domínio de origem, replicando assim os objetos do AD entre eles. Contudo, às vezes, em ambientes que tenham vários controladores de domínio ou então problemas em questões de link, esse processo de replicação entre os servidores pode demorar um pouco, levando o administrador de rede, usar métodos alternativos para forçar a replicação entre todos os servidores de uma única vez. É para tentar resolver este problema, que ensino abaixo, como forçar a replicação de todos os controladores de domínio de vários sites de uma única vez. 

Solução:

1.       Faça o logon com a conta de administrador em um dos controladores de domínio. 

2.       Execute o console host do Windows PowerShell, conforme a figura 1.1 abaixo. 

 

Figura 1.1 – Console Host – Windows PowerShell – Windows Server

3.       No console host do PowerShell, será usado o comando repadmin / syncall para forçar a replicação entre os controladores de domínio. Contudo, também será usado alguns outros cmdlets para obter no final o nome do servidor acompanhado da data, hora e dia em que foi replicado. Ainda no console, digite: Get-ADDomainController -Filter *)| Foreach-Object {repadmin /syncall $_ (Get-ADDomain).DistinguishedName /e /A | Out-Null}; Get-ADReplicationPartnerMetadata -Target “$env:userdnsdomain” -Scope Domain | Select-Object Server, LastReplicationSuccess, conforme a figura 1.2 abaixo.

1 Replicando

Figura 1.2 – Console Host – Forçando a replicação em todos os DCs de todos os Sites –Windows Server

3.       Dê um Enter no teclado. Será iniciado o processo de replicação entre os controladores de domínio, mostrando o resultado na tela do console, os nomes dos servidores e a informação de data, hora e dia em que foi replicado cada um deles.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta