PowerShell: Forçando a replicação de todos os controladores de domínio – Sites-Active Directory

Neste artigo, você aprenderá a forçar a replicação de todos os controladores de domínio de todos os sites. 

O Windows Server, usa função de Active Directory Domain Services (AD DS) para o processo de replicação de objetos entre um servidor de origem a um servidor de destino na rede. Com isso, significa que o controlador de domínio em que a replicação é iniciada recebe os dados do controlador de domínio de origem, replicando assim os objetos do AD entre eles. Contudo, às vezes, em ambientes que tenham vários controladores de domínio ou então problemas em questões de link, esse processo de replicação entre os servidores pode demorar um pouco, levando o administrador de rede, usar métodos alternativos para forçar a replicação entre todos os servidores de uma única vez. É para tentar resolver este problema, que ensino abaixo, como forçar a replicação de todos os controladores de domínio de vários sites de uma única vez. 

Solução:

1.       Faça o logon com a conta de administrador em um dos controladores de domínio. 

2.       Execute o console host do Windows PowerShell, conforme a figura 1.1 abaixo. 

 

Figura 1.1 – Console Host – Windows PowerShell – Windows Server

3.       No console host do PowerShell, será usado o comando repadmin / syncall para forçar a replicação entre os controladores de domínio. Contudo, também será usado alguns outros cmdlets para obter no final o nome do servidor acompanhado da data, hora e dia em que foi replicado. Ainda no console, digite: Get-ADDomainController -Filter *)| Foreach-Object {repadmin /syncall $_ (Get-ADDomain).DistinguishedName /e /A | Out-Null}; Get-ADReplicationPartnerMetadata -Target “$env:userdnsdomain” -Scope Domain | Select-Object Server, LastReplicationSuccess, conforme a figura 1.2 abaixo.

1 Replicando

Figura 1.2 – Console Host – Forçando a replicação em todos os DCs de todos os Sites –Windows Server

3.       Dê um Enter no teclado. Será iniciado o processo de replicação entre os controladores de domínio, mostrando o resultado na tela do console, os nomes dos servidores e a informação de data, hora e dia em que foi replicado cada um deles.

________________________________________________________________________
AH, QUASE ESQUEÇO.

Saiu o meu primeiro livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server: 2008, 2012 e 2016 em parceria com o  Júlio Battisti. Nele, você aprenderá desde a teoria sobre GPOs até administrar as políticas de grupo vinha linha de comando, usando o Windows PowerShell. São quase 700 páginas só sobre GPOs – incluindo boas práticas, resolução de problemas e cerca de 40 bônus para quem comprar o livro.
  • Segue o link da pré-venda do livro e os 40 bônus:
 
61cbf5cc-f059-4468-9772-0823e5068693

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), MCP, escreve para diversas comunidades técnicas e é autor do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server. Atualmente é coordenador de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s