PowerShell: Enviando mensagens para usuários logados

Em outra postagem eu ensinei como enviar uma mensagem para todos usuários do domínio ao tentarem acessar as estações via GPO. Veja aqui. Nesta eu vou ensinar como enviar uma mensagem para todos usuários logados nas estações, por meio do Windows  PowerShell. Para isso, será usado o cmdlet Get-ADComputer, que tem como finalidade obter os computadores do Active Directory junto do comando msg, no qual permiti enviar uma mensagem a estações locais ou remotas. Vamos lá:
Nota: Para saber mais sobre o cmdlet Get-ADComputer, consulte: https://technet.microsoft.com/en-us/library/ee617192.aspx

1.       Faça o logon com a conta de administrador no Windows Server. 

2.       Execute o console host do Windows PowerShell, conforme a figura 1.1.

Figura 1.1 – Console Host – Windows PowerShell – Windows Server.

3.       No console host do PowerShell, digite: Get-ADComputer -SearchBase “acompanhado do nome distinto do domínio” -Filter *). Name | Foreach-Object {Invoke-Command -ComputerName $ _ {msg * “Mensagem que deseja enviar”}}, conforme a figura 1.2 abaixo, em que está sendo enviado a mensagem para todas estações do domínio diegogouveia.com.br. 

1

Figura 1.2 – Console Host – Enviando mensagem para as estações do domínio diegogouveia.com.br – Windows Server.

Nota: O Distinguished Name (DN) é uma espécie de caminho conectados por vírgulas em que informa onde se localiza um objeto no Active Directory. Para saber como identificar
o Distinguished Name de um objeto, pelo console do Active Directory, faça:


4.       Abra o console do Active Directory. No console, clique no nome Exibir, localizado na parte superior do console, selecionando a opção Recursos Avançados, conforme ilustrado no exemplo da figura 1.3

1Figura 1.3 – Acessando o menu de opções do botão Exibir – Console Usuários e Computadores do Active Directory. 

5.       Ainda no console, clique com o botão direito do mouse no nome do objeto em que deseja saber o seu Distinguished Name (DN) e, no menu de opções, acesse a opção Propriedades, conforme o exemplo da figura 1.4.

2

Figura 1.4 – Acessando o menu de opções do domínio diegogouveia.com.br – Console Usuários e Computadores do Active Directory.

6.       Será aberto a janela de propriedades do objeto com a guia Geral selecionada. Clique na guia Editor de Atributos e procure pelo campo distinguishedName, conforme o exemplo da figura 1.5 abaixo. É neste campo, distinguishedName, que contém a informação sobre o caminho no qual o objeto se localiza no Active Directory.  

3Figura 1.5 – Verificando o distinguishedName do domínio diegogouveia.com.br – Guia Editor de Atributos –  Windows Server 2012.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

6 comentários sobre “PowerShell: Enviando mensagens para usuários logados

  1. Olá Diego, acompanho sempre seus artigos e gostaria de te parabenizar pelo trabalho! Eu tentei executar esse comando para enviar mensagem aos usuário e aparece o seguinte erro:
    “O termo ‘Get-ADComputer’ não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável”.
    Pesquisei alguma maneira de baixar o pacote e instalar, mas não achei nada. Alguma dica sobre o que fazer?
    Grata.

Deixe uma resposta