PowerShell: Enviar mensagens para usuários logados

Em outra postagem, eu ensinei como enviar uma mensagem para todos usuários do domínio ao tentarem acessar as estações via GPO. Veja aqui. Neste, vou ensinar como enviar uma mensagem para todos usuários logados nas estações via PowerShell. Para isso, usaremos o cmdlet Get-ADComputer, que tem como finalidade obter os computadores do Active Directory junto do comando msg, que envia uma mensagem a estações locais ou remotas. Vamos lá:
Nota: Para saber mais sobre o cmdlet Get-ADComputer, consulte: https://technet.microsoft.com/en-us/library/ee617192.aspx

1.       Faça o logon com a conta de administrador no Windows Server. 

2.       Execute o console host do Windows PowerShell, conforme a figura 1.1

 
Figura 1.1 – Console Host – Windows PowerShell – Windows Server

3.       No console host do PowerShell, digite: Get-ADComputer -SearchBase “acompanhado do nome distinto do domínio” -Filter *). Name | Foreach-Object {Invoke-Command -ComputerName $ _ {msg * “Mensagem que deseja enviar”}}, conforme a figura 1.2 abaixo, em que está sendo enviado a mensagem para todas estações do domínio diegogouveia.com.br. 

1Figura 1.2 – Console Host – Enviando mensagem para as estações do domínio diegogouveia.com.br – Windows Server

Nota: O Distinguished Name (DN) é uma espécie de caminho conectados por vírgulas em que informa onde se localiza um objeto no Active Directory. Para saber como identificar o Distinguished Name de um objeto, pelo console do Active Directory, faça:

Abra o console do Active Directory. No console, clique no nome Exibir, localizado na parte superior do console, selecionando a opção Recursos Avançados, conforme ilustrado no exemplo da figura 1.3

1
Figura 1.3 – Acessando o menu de opções do botão Exibir – Console Usuários e Computadores do Active Directory.

Ainda no console, clique com o botão direito do mouse no nome do objeto em que deseja saber o seu Distinguished Name (DN) e, no menu de opções, acesse a opção Propriedades, conforme o exemplo da figura 1.4.

2

Figura 1.4 – Acessando o menu de opções do domínio diegogouveia.com.br – Console Usuários e Computadores do Active Directory.

Será aberto a janela de propriedades do objeto com a guia Geral selecionada. Clique na guia Editor de Atributos e procure pelo campo distinguishedName, conforme o exemplo da figura 1.5 abaixo. É neste campo, distinguishedName, que contém a informação sobre o caminho no qual o objeto se localiza no Active Directory.  

3
Figura 1.5 – Verificando o distinguishedName do domínio diegogouveia.com.br – Guia Editor de Atributos –  Windows Server 2012.

_____________________________________________________________________________________
AH, QUASE ESQUEÇO.

Saiu o meu primeiro livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server: 2008, 2012 e 2016 em parceria com o  Júlio Battisti. Nele, você aprenderá desde a teoria sobre GPOs até administrar as políticas de grupo vinha linha de comando, usando o Windows PowerShell. São quase 700 páginas só sobre GPOs – incluindo boas práticas, resolução de problemas e cerca de 40 bônus para quem comprar o livro.
  • Segue o link da pré-venda do livro e os 40 bônus:
 
61cbf5cc-f059-4468-9772-0823e5068693

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), MCP, escreve para diversas comunidades técnicas e é autor do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server. Atualmente é coordenador de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s