PowerShell: Verificando contas dos usuários – Windows Server

No artigo abaixo, demonstro como verificar as contas de usuários (“status da conta) pelo Windows PowerShell. 

Em algum momento, você precisará verificar quais usuários estão habilitados e desativados no domínio. Essa tarefa é relativamente fácil, quando usamos o console host do Windows PowerShell por meios dos cmdlets específicos para este fim. Abaixo, explico e demonstro como fazer essa consulta por meio desse cmdlet. 

Para isso, usaremos o cmdlet Get-ADUser, que tem como finalidade obter informações de um ou mais usuários do Active Directory junto do comando select. 

Nota: Mais informações sobre o cmdlet Get-ADUser, consulte: https://technet.microsoft.com/en-us/library/ee617241.aspx. 

Para fazer isso, faça:

1.Execute o console do Windows PowerShell com o usuário administrador (ou equivalente).

2. Com o console host do Windows PowerShell aberto, digite: Get-ADuser -filter * | select name, Enabled. Será retornado no console, os nomes dos usuários e o “status da conta” de cada um, conforme o exemplo da figura abaixo.

,Status usu�rios PowerShell - FINAL

Como funciona a consulta?

O cmdlet Get-ADuser, retornará todas as propriedades dos usuários do Active Directory. Com as propriedades dos usuários retornados, entrará em ação o | select name, Enabled,  selecionando apenas os campos de nome e status da conta na tela do console host do Windows PowerShell. 

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

2 comentários sobre “PowerShell: Verificando contas dos usuários – Windows Server

Deixe uma resposta