Eliminação de registros obsoletos (DNS)

O DNS armazena registros de nome por um período de tempo específico. Cada registro tem um tempo de vida chamado TTL. Sempre que esse valor expirar esse registro deve ser removido para evitar resultados errados quando há uma consulta de DNS. No Windows Server 2008 essa configuração vem desabilitada sendo preciso habilitar manualmente no mmc do DNS. Essa configuração faz com que você tenha certeza que os registros do seu servidor estarão sempre limpos.

Uma prática recomendada para uma boa gerencia de servidores é configurar a limpeza de registros obsoletos do DNS.

Segue abaixo o passo a passo de como realizar esse procedimento.

1. Clique em iniciar -> ferramentas administrativas -> DNS

isa-imp-46_thumb1

2. Clique com o botão direito do mouse em cima do nome do seu servidor e escolha a opção Definir duração/eliminação para todas as zonas

download

3. Marque a caixa de seleção Eliminar registros de recursos obsoletos. Eu utilizo o padrão que é 7 dias mas pode alterar o valor a sua escolha. Após, clique em OK.

dns_configurando_zona_2003_clip_image004

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525


		
Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta