Triagem de arquivos – Proibindo arquivos de vídeo e música no servidor.

Livro

Livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell.

O recurso de triagem de arquivos tem como objetivo como diz o nome “fazer uma triagem” nos arquivos que podem ou não serem colocados nas pastas do servidor de arquivos(file server).

Por exemplo, ao usar o recurso poderemos impedir que determinados arquivos: vídeos, músicas, fotos e outros não sejam salvos nas pastas referentes ao nosso servidor, assim, garantido mais espaço e de certa forma reduzindo custos. Além disso, também podemos trabalhar com cotas, determinando um tamanho limite para cada pasta do nosso servidor.

Neste artigo, irei mostrar como bloquear arquivos de vídeo e música no Windows Server 2012. Contudo, antes, o recurso Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos, deve estar habilitado, ou seja, instalado. 

1. Com o recuso habilitado, execute o console Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos do Windows Server. No console, clique em “Criar Triagem de Arquivo”, encontrado do lado direito, conforme ilustra a figura abaixo:

1

2. Aparecerá uma nova tela, em que será pedido o caminho da pasta em que deseja criar a triagem e o modelo de triagem em que deseja aplicar, conforme o exemplo da figura abaixo, em que estou apontando o caminho para a pasta Cotas localizada no diretório C:\  e escolhendo o modelo de bloqueio “Arquivos de Áudio e Vídeo” para essa pasta, assim, proibindo que o usuários gravem arquivos de áudio e vídeo nessa pasta.

Defina o caminho da pasta e escolha a configuração de bloqueio de Arquivos de Áudio e Vídeo.

Obs: Além desse modelo poderíamos trabalhar com fotos, e-mails e entre outros.

06355-2-jpg-550x550

3. Ao escolher as configurações, clique em Criar. Pronto. Qualquer arquivo do formato de vídeo e música em que for salvo na pasta no qual informou, será proibido.d

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

2 comentários sobre “Triagem de arquivos – Proibindo arquivos de vídeo e música no servidor.

Deixe uma resposta