Triagem de arquivos – Proibindo arquivos de vídeo e música no servidor.

O recurso de triagem de arquivos tem como objetivo como diz o nome “fazer uma triagem” nos arquivos que podem ou não serem colocados nas pastas do servidor de arquivos(file server).

Por exemplo, ao usar o recurso poderemos impedir que determinados arquivos: vídeos, músicas, fotos e outros não sejam salvos nas pastas referentes ao nosso servidor, assim, garantido mais espaço e de certa forma reduzindo custos. Além disso, também podemos trabalhar com cotas, determinando um tamanho limite para cada pasta do nosso servidor.

Neste artigo, irei mostrar como bloquear arquivos de vídeo e música no Windows Server 2012. Contudo, antes, o recurso Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos, deve estar habilitado, ou seja, instalado. 

1. Com o recuso habilitado, execute o console Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos do Windows Server. No console, clique em “Criar Triagem de Arquivo”, encontrado do lado direito, conforme ilustra a figura abaixo:

1

2. Aparecerá uma nova tela, em que será pedido o caminho da pasta em que deseja criar a triagem e o modelo de triagem em que deseja aplicar, conforme o exemplo da figura abaixo, em que estou apontando o caminho para a pasta Cotas localizada no diretório C:\  e escolhendo o modelo de bloqueio “Arquivos de Áudio e Vídeo” para essa pasta, assim, proibindo que o usuários gravem arquivos de áudio e vídeo nessa pasta.

Defina o caminho da pasta e escolha a configuração de bloqueio de Arquivos de Áudio e Vídeo.

Obs: Além desse modelo poderíamos trabalhar com fotos, e-mails e entre outros.

06355-2-jpg-550x550

3. Ao escolher as configurações, clique em Criar. Pronto. Qualquer arquivo do formato de vídeo e música em que for salvo na pasta no qual informou, será proibido.d

________________________________________________________________________
AH, QUASE ESQUEÇO.

Saiu o meu primeiro livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server: 2008, 2012 e 2016 em parceria com o  Júlio Battisti. Nele, você aprenderá desde a teoria sobre GPOs até administrar as políticas de grupo vinha linha de comando, usando o Windows PowerShell. São quase 700 páginas só sobre GPOs – incluindo boas práticas, resolução de problemas e cerca de 40 bônus para quem comprar o livro.
  • Segue o link da pré-venda do livro e os 40 bônus:
 
61cbf5cc-f059-4468-9772-0823e5068693

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), MCP, escreve para diversas comunidades técnicas e é autor do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Anúncios

2 comentários sobre “Triagem de arquivos – Proibindo arquivos de vídeo e música no servidor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s