Triagem de arquivos – Proibindo arquivos de vídeo e música no servidor.

O recurso de triagem de arquivos tem como objetivo como diz o nome “fazer uma triagem” nos arquivos que podem ou não serem colocados nas pastas do servidor de arquivos(file server).

Por exemplo, ao usar o recurso poderemos impedir que determinados arquivos: vídeos, músicas, fotos e outros não sejam salvos nas pastas referentes ao nosso servidor, assim, garantido mais espaço e de certa forma reduzindo custos. Além disso, também podemos trabalhar com cotas, determinando um tamanho limite para cada pasta do nosso servidor.

Neste artigo, irei mostrar como bloquear arquivos de vídeo e música no Windows Server 2012. Contudo, antes, o recurso Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos, deve estar habilitado, ou seja, instalado. 

1. Com o recuso habilitado, execute o console Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos do Windows Server. No console, clique em “Criar Triagem de Arquivo”, encontrado do lado direito, conforme ilustra a figura abaixo:

1

2. Aparecerá uma nova tela, em que será pedido o caminho da pasta em que deseja criar a triagem e o modelo de triagem em que deseja aplicar, conforme o exemplo da figura abaixo, em que estou apontando o caminho para a pasta Cotas localizada no diretório C:\  e escolhendo o modelo de bloqueio “Arquivos de Áudio e Vídeo” para essa pasta, assim, proibindo que o usuários gravem arquivos de áudio e vídeo nessa pasta.

Defina o caminho da pasta e escolha a configuração de bloqueio de Arquivos de Áudio e Vídeo.

Obs: Além desse modelo poderíamos trabalhar com fotos, e-mails e entre outros.

06355-2-jpg-550x550

3. Ao escolher as configurações, clique em Criar. Pronto. Qualquer arquivo do formato de vídeo e música em que for salvo na pasta no qual informou, será proibido.d

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

2 comentários sobre “Triagem de arquivos – Proibindo arquivos de vídeo e música no servidor.

Deixe uma resposta