Promover um segundo DC no domínio

Neste artigo explico quais são os passos para promover um segundo controlador de domínio em sua rede, com isso, gerando redundância pois o mesmo trabalhará em conjunto com o primeiro DC.


Pré-requisitos:
O segundo servidor antes de ser promovido deve:
– Possuir um IP fixo, estando na mesma rede do primeiro DC
– Estar no domínio e com as configurações de nome todas corretas;

Partindo que o segundo servidor se localiza na mesma rede e no domínio iremos promove-lo para controlador de domínio incorporando no domínio existente .Siga os passos:

1. Clique em Iniciar, digite dcpromo e clique nele.
10 (2)
Após isso aparecerá uma mensagem informando que os binários do AD estão sendo instalados, conforme figura abaixo:

42. Clique em Avançar.53. Clique em Avançar.
64. Marque o campo “Floresta Existente”.
75. Após clicado em Avançar(passo anterior) aparecerá uma tela informativa pedindo para que você digite o nome da floresta em que irá instalar o DC que está promovendo. No meu exemplo, digitei: diego.com. Após isso irá pedir no campo mais abaixo as credencias que serão usadas para fazer a ação. Digite as credenciais. No meu exemplo, marquei a opção “credenciais alternativas” e digitei as credenciais de um usuário do domínio em quero colocar este DC (diego.com\diego.gouveia).  Após clique em Avançar.

86. Aparecerá uma janela informando para selecionar o domínio para o DC adicional. Clique em Avançar.
97. Na próxima janela será pedido para selecionar o site para o novo DC. Clique em Avançar.108.  A próxima janela perguntará quais opções este novo DC desempenhará. No meu exemplo, selecionei os campos: DNS e Catálogo Global. Caso você já tenha um DC que seja DNS no seu domínio, aparecerá uma informação no campo “informações adicionais” avisando que no domínio já existe um servidor DNS. Como a ideia é gerar redundância precisamos marcar os campos citados, pois, caso primeiro DC esteja fora, o segundo DC irá fazer o papel sozinho de controlador, autenticados os usuários… Clique em Avançar

119. A próxima janela irá pergunta onde será salvo os arquivos referentes a: Pasta do Banco do AD,  Logs e SysVol. Por padrão eles ficam armazenados no diretório C:\Windows. Iremos deixar neste diretório. Clique em Avançar.
1310. O próximo campo será pedido para digitar a senha que será usada para restaurar o AD, caso ocorra um problema futuro. É importante guardar essa senha, uma vez que, caso ocorra algo com o AD, precisaremos dela para restaurar. Digite a senha e clique em Avançar.
1411.
A próxima tela será informado um resumo do que foi selecionado. Caso esteja tudo OK, clique em Avançar.
1512 .
Será feito o processo de configuração do AD adicional. Assim que acabado pedirá para reiniciar a estação. Clique em Reiniciar. Fotos abaixo mostra:
16 17 1813.
Após reiniciado, o DC já voltará com uma cópia do Active Directory do primeiro DC e já acrescentado o segundo DC na OU Domain Controllers . Veja abaixo:

Clicando em Active Directory e indo na OU Domain Controllers:

19Vamos ver se o segundo DC está replicando os dados para o primeiro DC fazendo um teste de criação de usuário.

Criando um user no segundo DC:

22
Usuário criado (Veja abaixo que abrir o CMD para ver que estou no segundo DC).
23Indo no primeiro DC para verificar se o usuário foi replicado..

Usuário replicado. (Veja abaixo que abrir o CMD para ver que estou no primeiro DC).
24

14.
Visto que o segundo DC já está funcionando, iremos acessar no segundo DC e alterar as configurações do protocolo IPV4 trocando as configurações sobre os DNS. Após entrar nas configurações de protocolo troque os campos de DNS de forma que: O servidor DNS preferencial do segundo DC seja ele mesmo e o alternativo seja o do primeiro DC. Conforme figura abaixo:

21Acima estou dizendo que o servidor preferencial do meu segundo DC é ele mesmo e o alternativo é o do meu primeiro DC.

Faça estes passos também para o primeiro DC, acesse as configurações de protocolo e coloque: O servidor DNS preferencial seja ele mesmo e o alternativo seja o do segundo DC.

Abraços! Era isso. Segundo DC foi adicionado e feito um teste rápido para verificar se replicava.

Caso leve essa ideia para produção, também tem que configurar o DHCP de modo que distribua os dois DNS(primeiro DC e o do segundo DC) para os clientes. Caso não faça isso, os clientes não conseguirão se autenticar, uma vez que, eles estarão obtendo apenas um servidor DNS(que é o do primeiro DC). 

Quer saber mais sobre Active Directory? Me acompanhe nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/DiegoGouveiaCE
Youtube:  https://www.youtube.com/user/DiegoGouveiace

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e escreve para diversas comunidades técnicas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.
Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Anúncios

3 comentários sobre “Promover um segundo DC no domínio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s