Renomeando o domínio – Active Directory

Neste artigo explico como renomear o domínio usando o Windows Server 2008.

O processo de renomeação de domínio em controladores de domínios é uma tarefa fácil, mas requer, que sejam seguidas várias tarefas. Abaixo explico mais sobre. 

1

Na figura acima, tenho um domínio chamado diego.com. No exemplo prático abaixo esse domínio será renomeado para um novo nome chamado diegogouveia.com. Vamos lá…


1.
No Controlador do Domínio no qual será renomeado, execute o prompt de comando com um usuário que seja administrador. Feito isso, digite: cd\ e dê um Enter no teclado. Agora digite o comando rendom /list e dê um Enter no teclado novamente. Será apresentada uma mensagem com a seguinte frase: “operação concluída com êxito”, conforme a figura abaixo.

2

Nota: O comando rendom /list tem como finalidade criar um arquivo .xml com as informações da floresta atual, no diretório c:\ do servidor no qual executou o comando. 

2. Clique no arquivo .XML e edite-o com o bloco de notas, conforme a figura abaixo. 

3

3. Será mostrada as informações da floresta atual (como explicado no passo 1), conforme a figura abaixo. 

4

4. Modifique os campos em vermelhos, destacados na figura abaixo, com o novo nome de domínio. Feito isso, clique em Arquivo, encontrado na parte superior e clique em Salvar.

Nota: No exemplo abaixo troquei os campos para o novo nome de domínio: “diegogouveia.com”. 

5

5. Execute o comando rendom /upload e dê um Enter no teclado, conforme a figura abaixo. Este comando irá informar ao Controlador de Domínio as informações de renomeações feitas anteriormente. 

6

6.
Digite rendom /prepare e dê um Enter no teclado, conforme a figura abaixo.  

7

7. Agora digite o comando rendom /execute e dê um Enter no teclado para começar o processo de renomeação do domínio. O servidor será reinicializado. 

9

Após ser reinicializado ele voltará com a informação do novo nome de domínio, conforme o exemplo da figura abaixo, em que o servidor passou de ser diego.com para diegogouveia.com. 

12

8. Logue no servidor e abra as propriedades do computador. Clique na configuração “Alterar as configurações”. 

14 
10.
Clique em Alterar. 

15

11. Clique em Mais.

17

12. Nesta etapa será feito a alteração do sufixo DNS. Digite em “Sufixo DNS” o novo nome de domínio no qual foi aplicado ao servidor, conforme o exemplo abaixo, no qual estou informando o diegogouveia.com. 

18

13. Clique em OK. Surgirá uma janela pedindo para que o servidor seja reinicializado. Clique em OK novamente. 

19

14. Com o servidor reiniciado, abra o console de Usuários e Computadores do AD e verifique se o mesmo já está com a informação do novo nome de domínio, conforme o exemplo da figura abaixo. 

13

15. O domínio já foi alterado. Contudo, ainda é preciso corrigir informações sobre as políticas de segurança (GPOs), pois se você notar, ao abrir o console de GPOs aparecerá uma mensagem como essa abaixo:

22

16.
Para corrigir, abra o CMD e execute o comando gpfixup /olddns:nomeantigodomínio/newdns:novodomínio e dê um Enter no teclado, conforme o exemplo da figura abaixo:

23

17. Agora execute o comando gpfixup /oldnb:nomeantigo /newnb:novonome e dê um Enter no teclado, conforme o exemplo da figura abaixo. 

24

18. Reinicie o servidor por duas vezes como as estações do domínio. 

19. Após o servidor reiniciar, limpe as informações do antigo domínio com o comando: rendom /clean, conforme o exemplo da figura abaixo e aplique o comando rendom /end para o domínio voltar a produção.

25

20. Abra o console do GPMC e verifique ainda persiste o erro das GPOs. 

____________________________________________________________
QUASE ESQUEÇO.

Saiu o meu primeiro livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server: 2008, 2012 e 2016 em parceria com o  Júlio Battisti. Nele, você aprenderá desde a teoria sobre GPOs até administrar as políticas de grupo vinha linha de comando, usando o Windows PowerShell. São quase 700 páginas só sobre GPOs – incluindo boas práticas, resolução de problemas e cerca de 40 bônus para quem comprar o livro.
  • Segue o link da pré-venda do livro e os 40 bônus:
 
61cbf5cc-f059-4468-9772-0823e5068693

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), MCP, escreve para diversas comunidades técnicas e é autor do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

 

Anúncios

3 comentários sobre “Renomeando o domínio – Active Directory

  1. Parabéns Diego, fiz um teste aqui com uma máquina virtual show de bola, funcionando certinho. Só não testes as gpos, pois não havia criado nenhuma. Mas irei testar com gpo também. Obrigado pelo tutorial !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s