Definir vencimento da conta – Active Directory

Neste artigo, apresento como definir uma data de vencimento para  os usuários no  AD.


O AD permite setar uma data de vencimento para contas. Com isso, podemos permitir  que usuários possam usar as contas até a data estabelecida nas propriedades do usuário. Em que situação usamos essa configuração? Usamos essa configuração quando precisamos criar usuários no AD e estes usuários estão de “visita” no nosso domínio, como por exemplo, profissionais terceirizados que estão precisando fazer alguma configuração nas estações. Entenda que, profissionais terceirizados neste contexto, são aqueles que estão alocado no setor da TI de visita para fazer uma configuração específica. Mas depois dessa visita não terão mais acesso a rede da empresa.
Exemplos:
– Consultores
– Funcionários de outra empresa que tem acesso a recursos da empresa. Estes recursos podem ser impressoras, por exemplo. Às vezes existem funcionário de uma empresa terceirizada que quando a impressora da empresa na qual ele presta serviço “dar problema” ele precisa verificar questões de conexões de rede e assim, ter acesso a rede da empresa. Seja para dar um ipconfig e verificar se tem IP ou instalar um nova impressora no servidor de impressão.
– Entre outros exemplos

Então, nesta situação criamos um usuário específico para o contexto e definimos uma data de vencimento para o usuário, chegando na data de vencimento, a conta não conseguirá ser mais usada no domínio a menos que retirarmos a data de vencimento pre-estabelecida. Para estabelecer uma data de vencimento na conta:

1. Abra seu AD. Após aberto seu AD pesquise o usuário em que definirá a data de vencimento da conta. Com o usuário selecionado clique com o botão direito em propriedades. No exemplo abaixo estou selecionando o usuário Diego Lima e acessando as propriedades da conta.

2

2.
Após aberto as propriedades do usuário acessaremos a aba conta. Com a aba selecionada na parte inferior teremos um campo com o nome data de vencimento da conta. Por padrão este campo estará selecionado no seu Windows Server como Nunca. Selecione o campo “Ao final do dia:” e estabeleça a data que a conta ficará vencida. Após definido a data clique em Aplicar e depois OK.

No exemplo abaixo estou definindo a data: domingo, 4 de Dezembro de 2016. Com isso quero afirmar que o usuário Diego Lima poderá usar a conta até o final do dia da data mencionada (domingo, 4 de Dezembro de 2016).

1

Quer saber mais sobre Windows Server? Siga minha fan page:
https://www.facebook.com/DiegoGouveiaCE

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e escreve para diversas comunidades técnicas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.
Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s