Definir vencimento da conta – Active Directory

Neste artigo, apresento como definir uma data de vencimento para os usuários no  AD.

O Active Directory permite “setar” uma data de vencimento para contas. Com isso, podemos permitir  que usuários possam usar as contas até a data estabelecida. Contudo, em que situação usamos essa configuração? Por exemplo, quando precisamos criar usuários no Active Directory e estes usuários estão de “visita” no domínio. Um exemplo desses usuários são profissionais terceirizados. Entenda que, profissionais terceirizados neste contexto, são aqueles que estão alocado no setor da TI de visita para fazer uma configuração específica. Mas, depois dessa visita não terão mais acesso a rede da empresa – pelo menos até uma segunda ordem.

Exemplos:
– Consultores
– Funcionários de outra empresa que precisam ter acesso a alguns recursos da empresa. 

Então, nesta situação, criamos um usuário específico para o contexto e definimos uma data de vencimento para o usuário, chegando na data de vencimento, a conta não conseguirá ser mais usada no domínio a menos que retirarmos a data de vencimento pre-estabelecida. Para estabelecer uma data de vencimento na conta:

1. Faça logon no controlador de domínio.

2. Abra o console de Usuários e Computadores do AD. Após aberto, pesquise a conta do usuário em que definirá a data de vencimento da conta. Clique com o botão direito do mouse na conta do usuário e, no menu de opções, selecione a opção Propriedades, conforme exemplo da figura 1.1. abaixo, em que está sendo selecionado as propriedades da conta do usuário Diego Lima.

2
Figura 1.1 – Console Usuários e Computadores do Active Directory

2. Após aberto as propriedades do usuário,  acesse a guia Conta. Com a aba selecionada, na parte inferior, acesse o campo Vencimento da conta, conforme o exemplo da figura 1.2 abaixo. Por padrão este campo estará selecionado com a opção Nunca. Selecione o campo “Ao final do dia:”, ainda ilustrado na figura 1.2 abaixo, e neste campo estabeleça a data que a conta ficará vencida. Após definido a data, clique em Aplicar e depois OK.

Nota: No exemplo abaixo, estou definindo a data de vencimento para a conta do usuário Diego Lima: domingo, 4 de Dezembro de 2016. Com isso, quero afirmar que o usuário Diego Lima poderá usar a conta até o final do dia da data mencionada (domingo, 4 de Dezembro de 2016).

1
Figura 1.2 – Console Usuários e Computadores do Active Directory

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

 

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta