Deletar arquivos antigos de forma agendada e automatizada – Windows Server – Servidor de Arquivos

Livro-GPO-Banner

Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Neste artigo demonstro como deletar arquivos diariamente de uma pasta, como também arquivos baseados em uma certa quantidade de dias, tudo isso de forma agendada e automatizada.

O primeiro exemplo que demonstrarei é de como deletar todos os arquivos de uma pasta de forma diária. 

1.  Para isso abra um bloco de notas e escreva o comando abaixo:

“forfiles /p caminhodosarquivos /c “cmd /c del @path /q & rd @path /s /q”, substituindo o nome caminhodosarquivos pela letra da partição no qual estão os arquivos que serão apagados.

21
No exemplo da figura acima o script irá apagar todos os arquivos da minha pasta Arquivos que está na partição C:\.

2.   Após feito o passo anterior salve o bloco de notas com a extensão .bat. 

Obs: Para conhecer mais sobre o comando forfiles, apresentado na imagem acima, clique no link dessa documentação abaixo:
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753551(v=ws.10).aspx

3.
Agora chegou a hora de testar o script. Contudo antes de executar o script, coloque alguns arquivos dentro da pasta na qual serão apagados para fazer um teste rápido, conforme o exemplo da figura abaixo. 

23
4.
Execute o script.

Verifique abaixo que todos os arquivos inseridos no diretório C:\arquivos foram apagados.

24
Agora chegou a hora de agendar de forma diária para que os arquivos sejam apagados.  Para isso, será usado o agendador de tarefas.

5. Clique em Iniciar e digite o nome Agendador De Tarefas. Com ele aberto, clique em: criar tarefa básica, encontrado no lado direito da janela do console. 

9
6.
Agora insira um nome e uma descrição a tarefa. Clique em Avançar.

10
7.
Na próxima tela escolha o período em que a tarefa seja executada. Para nosso caso escolha Diariamente.

11
8.
Agora escolha a data que irá se iniciar a tarefa.

Para o meu exemplo abaixo, escolhi a data do mesmo dia que a tarefa está sendo criada como a hora também, 27/07/2016, às 23:06. Com isso estou dizendo que a tarefa irá ser executada diariamente (definida na tela anterior), às 23:06, no qual começará dia 27/07/2016. Repetindo a cada 1 dia. Clique em Avançar.

12
9.
A próxima tela informará qual a ação a tarefa dispará quando executada. Escolha “Iniciar um programa”. Este programa em que será inserido é o script feito no início deste artigo. Clique em Avançar.

13
10.
Clique em Procurar e coloque o caminho que está salvo o script

14
11. Clique em ConcluirA tarefa será criada, conforme o exemplo da figura abaixo, na qual aparece no menu: Tarefas ativas.

16

12. Agora clique no nome da tarefa criada, apresentada no passo anterior. Com as configurações abertas, selecione a guia Geral e marque a opção Executar estando o usuário conectado ou não, conforme mostrado no exemplo da figura abaixo. Isso quer dizer que a tarefa será executada mesmo que o usuário administrador não esteja conectado.

17
13.  Agora clique na guia Configurações e marque a opção Se ocorrer falha na tarefa, reiniciar a cada 1 minuto. Clique em Ok.

18
14. Aparecerá uma tela pedindo as credencias do usuário para salvar as configurações. Digite-a e clique em OK.

19
15.  Tarefa criada. Pronto.

O segundo exemplo que mostrarei é como deletar todos os arquivos de uma pasta baseado a uma certa quantidade de dias. Para isso basta inserir o parâmetro /d – no final do script. Veja abaixo:

25
Acima coloquei o parâmetro /d -1. Isso quer dizer que os arquivos que estão há mais de um dia na pasta C:\Arquivos serão apagados. 

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

5 comentários sobre “Deletar arquivos antigos de forma agendada e automatizada – Windows Server – Servidor de Arquivos

  1. Diego, gostei muito da sua explicação,

    Você poderia me ajudar eu quero fazer exatamente isso deletar arquivos diariamente de uma pasta com mais de 3 dias porem eu não quero deletar uma pasta especifica.

    Obrigada

Deixe uma resposta