Criando uma reserva no DHCP e explicando – Windows Server

Neste artigo demonstro passo a passo como criar uma reserva no DHCP, além de explicar o que é e para que serve uma reserva.


DHCP é um protocolo de distribuição de endereços IPs. Ou seja, através dele os clientes obtêm endereços de IP dinamicamente por meios de concessões.
Apesar de fornecer endereços de IP dinamicamente aos clientes, podemos através do DHCP, criar reservas de IP a estes cliente. Então podemos reservar um IP para alguma estação específica? A resposta é sim. Isso se dar pelo recurso de Reservas. Através deste recurso podemos reservar endereços de IP a estações, impressoras, switchs .. E quando se dar necessário isso? Se dar necessário criar reservas em hosts que obtém endereços de IP atribuído pelo DHCP, mas não podem estes, ficarem alterando o IP de tempos em tempos, pois, há outros recursos quem precisam se comunicar com os mesmos, como por exemplo: usuários que precisam imprimir em impressoras compartilhadas. Já pensou toda vida ir até a estação do usuário e fazer a configuração para se comunicar com a impressora, pois a mesma obteve uma nova concessão(novo IP) do servidor DHCP? Dor de cabeça. É para isto que criamos as reservas. Garantir que determinado host receba aquele endereço de IP toda vez que for ligado.

Como funciona essa reserva?
A reserva é criada associada ao endereço de Hardware da placa de rede, conhecido como MAC-Address. Sendo configurada uma reserva para o Mac-Address da estação, toda vez que a estação for inicializada, entrará em contato com o servidor DHCP e o mesmo verificará se existe uma reserva para aquele Mac-Address da estação.

Agora que já sabemos o que são essas reservas e quando usá-las, vamos configurar.

No nosso laboratório iremos fazer uma reserva para uma estação cliente. Essa estação está pegando o endereço IP 10.100.100.5 atribuída pelo servidor DHCP, conforme abaixo.

7A mesma também tem o nome de TI1. Agora abriremos o console do servidor DHCP para comprovar nas concessões ativas em que a mesma está pegando este endereço de IP.

1. Com o Windows Server aberto, siga os caminhos para abrir o console do DHCP -> Ferramentas Administrativas -> DHCP.

12. Com o DHCP aberto, primeiro iremos em concessões ativas.
3

Acima podemos verificar que a estação apresentada(TI01) está com uma concessão atribuída com endereço de IP 10.100.100.5, conforme mostrado no começo do artigo. Iremos fazer uma reserva para essa estação. Porém essa nova reserva será atribuída outro endereço de IP para mostrar didaticamente que a reserva está funcionando.

3. Com o console aberto procure pelo nome Reservas. Com o botão direito clique em Nova Reserva.
2

4. Aparecerá uma nova tela pedindo para digitar as informações da nova reserva. Nesta janela teremos que digitar o Mac-Address da estação a qual iremos fazer a reserva. Para isso podemos usar o comando arp -a IP para buscarmos o Mac-Address determinada estação. No nosso exemplo já sabemos que a estação TI1 está com uma concessão atribuída pelo IP 10.100.100.5. Então usaremos o comando arp -a 10.100.100.5. O comando irá retornar o endereço Físico da estação, conforme figura abaixo:

4
Caso não queira usar o comando arp -a, poderíamos também buscar pelo nº que aparece no Identif. única.

2Na janela aberta da nova reserva, iremos digitar o nome da reserva, endereço de IP, Mac, descrição e tipos permitidos. Para nosso exemplo preenchi da seguinte maneira:
5

Com isso quero dizer que a estação TI1 terá uma reserva com endereço de IP 10.100.100.6 e que o nome da reserva será estação TI1. Após definido as informações iremos clicar em Adicionar.

5. Com isso aparecerá a reserva adicionado:

6

Reserva feita. Agora iremos na estação cliente e daremos o comando ipconfig /release e depois o comando ipconfig /renew. Estes comando são para que a estação primeiro libere o endereço de IP que está possuindo(no caso 10.100.100.5) e depois atualize o endereço de IP(ipconfig /renew). 

8
Agora para confirmar, iremos nas concessões do DHCP e verificamos se a estação está com uma concessão(reserva ativa) para esta estação:

9Pronto! Reserva feita, testada e explicada.

Quer saber mais sobre Windows Server? Curta a página:
https://www.facebook.com/DiegoGouveiaCE

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e escreve para diversas comunidades técnicas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.
Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Anúncios

2 comentários sobre “Criando uma reserva no DHCP e explicando – Windows Server

  1. Boa Noite! Gostei da explicação, simples e objetiva. Gostaria apenas de tirar uma dúvida se possível. Existe um limite de reserva de endereços? Pergunto isso porque tenho um router Cisco e o mesmo se limita a reservar apenas 50 endereços. Obrigado!

    Curtir

    1. Krav, em relação ao Windows Server desconheço existir. Até onde sei, o limite de reservas se dá ao limite da faixa de endereços usadas. Por ex: Se tenho uma faixa de 192.168.0.1 a 192.168.0.244 o limite de reservas se dará até a quantidade final.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s