Criando reserva no DHCP e explicando em quais momentos usá-la – Windows Server

Neste artigo abaixo, demonstro passo a passo como criar uma reserva no DHCP, além de explicar em quais situações você criá-la.


O DHCP é um protocolo de distribuição de endereços IPs, como todos já conhecem. Ou seja, através dele, os clientes obtêm endereços de IP dinamicamente por meios de concessões. Contudo, apesar de fornecer endereços de IP dinamicamente aos clientes, podemos através dele, criar reservas, fazendo com que quando esses clientes sejam inicializados, obtenham endereços de IP reservados a eles, por meio do recurso de Reservas do servidor DHCP. 

Geralmente, esse serviço é usado a hosts, que obtém endereços de IP atribuídos pelo DHCP, mas não podem ficarem alterando os seus endereços dinamicamente, pois, há outros recursos que para funcionarem corretamente, precisam se comunicarem com os mesmos, como por exemplo: usuários que precisam imprimir em impressoras compartilhadas. Já pensou toda vida ir até a estação do usuário e fazer a configuração para se comunicar com a impressora, pois, a mesma obteve uma nova concessão (novo IP) do servidor DHCP? Dor de cabeça. É para isto que criamos as reservas. Garantir que determinado host receba aquele endereço de IP toda vez que for ligado.

Como funciona essa reserva?

A reserva é criada associada ao endereço de Hardware da placa de rede, conhecido como MAC-Address. Sendo configurada uma reserva para o Mac-Address da estação, toda vez que a estação for inicializada, entrará em contato com o servidor DHCP e o mesmo verificará se existe uma reserva para aquele Mac-Address da estação.

Pronto. Agora, que já sabemos o que são essas reservas e quando usá-las, vamos configurá-las na função de DHCP do Windows Server.

Nota: Antes de ir para prática, vou demonstrar como fiz meu laboratório. Irei fazer uma reserva para uma estação cliente. Essa estação está pegando o endereço IP 10.100.100.5, atribuída pelo servidor DHCP, conforme notamos na figura abaixo.

7
Criando uma Reserva no DHCP – Windows Server 2008.

1. Com o Windows Server aberto, siga os caminhos para abrir o console do DHCP: Clique em Iniciar, Ferramentas Administrativas -> DHCP.

2. Com o console aberto, procure pelo nome Reservas, ilustrado na figura abaixo. Clique com o botão direito do mouse no Reservas e, no menu de opções, clique em Nova Reserva
2

3. Aparecerá uma janela pedindo para digitar as informações para nova reserva que será criada. Nesta janela, teremos que digitar o Mac-Address da estação a qual iremos fazer a reserva. Para isso, podemos usar o comando arp -a IP para buscarmos o Mac-Address da determinada estação.

 

 

Voltando ao meu exemplo, já sei que a estação TI1 está com uma concessão atribuída pelo endereço de IP 10.100.100.5. Então, usarei o comando arp -a 10.100.100.5. Assim, o comando irá retornar o endereço físico da estação, conforme a figura abaixo:

4
Você pode fazer o mesmo passo para a estação que deseja saber o Mac-Adrress. Caso não queira usar o comando arp -a, poderá também buscar pelo nº de Identif. única da estação, que pode ser visto na opção Concessões Ativas do servidor DHCP. 

2

4. Voltando a janela para criação da nova reserva, digite: o nome que quer dar a reserva, endereço de IP que deseja reservar para a estação, o endereço MAC da estação e uma descrição. Em tipos permitidos, marque a opção que deseja. Clique em Adicionar e a reserva será criada.

No meu exemplo, preenchi da seguinte maneira as configurações:
5

 

 

 

 

 

 

Para confirmar se a reserva deu certo ou não, clique em Concessões Ativas e verifique se a estação está com a configuração de “Reserva (ativa)”, conforme ilustra a figura abaixo em que há uma reserva ativa para a estação com nome: TI1.diego.com. 

9

Pronto! Reserva feita, testada e explicada.

_____________________________________________________________________________________
AH, QUASE ESQUEÇO.

Saiu o meu primeiro livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server: 2008, 2012 e 2016 em parceria com o  Júlio Battisti. Nele, você aprenderá desde a teoria sobre GPOs até administrar as políticas de grupo vinha linha de comando, usando o Windows PowerShell. São quase 700 páginas só sobre GPOs – incluindo boas práticas, resolução de problemas e cerca de 40 bônus para quem comprar o livro.
  • Segue o link da pré-venda do livro e os 40 bônus:
 
61cbf5cc-f059-4468-9772-0823e5068693

 

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), MCP, escreve para diversas comunidades técnicas e é autor do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server. Atualmente é coordenador de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Anúncios

3 comentários sobre “Criando reserva no DHCP e explicando em quais momentos usá-la – Windows Server

  1. Boa Noite! Gostei da explicação, simples e objetiva. Gostaria apenas de tirar uma dúvida se possível. Existe um limite de reserva de endereços? Pergunto isso porque tenho um router Cisco e o mesmo se limita a reservar apenas 50 endereços. Obrigado!

    Curtir

    1. Krav, em relação ao Windows Server desconheço existir. Até onde sei, o limite de reservas se dá ao limite da faixa de endereços usadas. Por ex: Se tenho uma faixa de 192.168.0.1 a 192.168.0.244 o limite de reservas se dará até a quantidade final.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s