Instalando o DHCP – Windows Server 2008

Neste artigo demonstro como instalar a função de DHCP no Windows Server 2008 e testá-lo.

Os servidores DHCP gerenciam de forma centralizada endereços de IP e os fornecem de forma automática para os clientes. Ou seja, através desta função podemos inserir as informações de: IP, Máscara, Gateway, DNS e etc no servidor e o servidor irá repassar estas informações para os clientes, economizando ter que ir de estação em estação configurar manualmente as informações além de outros recursos em que podemos gerenciá-los.

Caso tenha mais dúvida do que é o servidor e para que serve, leia abaixo essa documentação: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc756865(v=ws.10).aspx

1. Com o Windows Server aberto, abra o Server Manager.

2. Clique em adicionar funções. 1
3.
Clique em Próximo.

2

4. Marque opção Servidor DHCP.

3
5. A próxima tela aparecerá algumas informações sobre o que é o servidor DHCP. Após ler clique em Próximo.

4
6.
Em selecionar ligações de Conexões de Rede,  selecione a placa de rede em que distribuirá os endereços de IPS. Revise as informações e clique em próximo. No meu caso estou configurando a conexão 10.100.100.1.

5

7.  A próxima tela iremos definir o domínio Pai(parent domain), DNS preferencial e DNS alternativo. No meu exemplo o domínio pai(parent domain) é diego.com e tenho apenas um servidor DNS que é o 10.100.100.1. Após definido as informações clique em próximo.

6
8.
A próxima tela será pedido para informar o servidor WINS. Esses servidores são responsáveis por mapear endereços IP para nomes de computador (nomes NetBIOS). Isso acaba permitindo que os usuários acessem recursos usando o nome do computador, em vez do endereço IP. Caso ainda tenha dúvidas do que é o servidor WINS e se no seu contexto devemos configurar,
leia a documentação abaixo:
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc780091(v=ws.10).aspx

No nosso contexto não usaremos o servidor WINS.
Caso no seu contexto seja necessário, marque a opção “WINS é necessário aos aplicativos desta rede”. Caso não marque a opção “WINS não é necessário aos aplicativos desta rede”. Selecione a opção e marque em Próximo.

7
9. A próxima tela será perguntando sobre o Escopo da rede. É através das configurações feita no escopo em que definimos a faixa de endereços em que será distribuída para os clientes, máscara de sub-rede, gateway...  Essa parte tem que ser bastante planejada. Para adicionar o escopo clique em Adicionar.

8
N
a nova janela iremos colocar as configurações que cabem a nossa rede. No meu exemplo estou colocando o nome do meu escopo: “Diego- Escopo”, endereço IP Inicial: 10.100.100.5 e IP final: 10.100.100.10. Nesses campos(IP inicial e IP final) estou querendo dizer que o servidor DHCP irá distribuir os endereços de IP para os clientes dentro dessa faixa(10.100.100.5 à 10.100.100.10) e IP que não estão nessa faixa não serão distribuídos pelo servidor DHCP. Também defino que a máscara de Sub-rede será a 255.0.0.0. No meu exemplo não irei definir as configurações de gateway e Tipo de Sub-Rede: Com Fio.

Caso queira que seu escopo já seja ativado, marque a opção no campo “Ativar este escopo”. Irei deixar a opção desmarcada para ativar o escopo depois que terminar as configurações. Após definido todas as informações clique em OK.

9
O escopo será adicionado conforme figura abaixo. Após revisado clique em Próximo.

10

10. A próxima tela será perguntando sobre se queremos ativar as configurações de modo de monitoramento sobre o protocolo IPV6.

O servidor DHCP Windows Server 2008 suporta dois modos de DHCP IPV6 que são: StateLess e Statefull. No meu exemplo optei por desabilitar o modo. Caso deseja ativar, marque a opção “Habilitar o modo”. Após definido o que deseja, clique em Próximo.

12
11.
A próxima tela será perguntando sobre as credencias que serão usadas para autorizar o servidor DHCP no ADDS. Essa autorização é importante, uma vez que sem ela, o servidor DHCP não irá funcionar corretamente.

No meu exemplo estou usando as credencias da conta Administrador para isso marquei a opção “Usar as credenciais atuais”.

13

Caso queira saber mais sobre o que é essa autorização, leia a documentação
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc754493(v=ws.11).aspx

12. Será aberto uma janela com um resumo de tudo que configuramos. Leia a revisão e depois que estiver certeza clique em Instalar.

14
13. O Servidor será instalado:

15
14. Após acabado a instalação, clique em Fechar.

16
15. Nessa próxima etapa iremos ativar o escopo, caso não tenha ativado o escopo. Clique em Iniciar e digite DHCP e abra o console.

17
16. Com o console aberto, observe que ficará um ícone vermelho na parte de do Escopo. Isto quer dizer que o escopo ainda não está ativo. Para ativá-lo clique no nome do seu escopo com o botão direito do mouse e selecione Ativar.

18
17.
 Após clicado em Ativar veja que desapareceu o ícone vermelho do escopo

19
1
8. Agora iremos em uma estação cliente e veremos se a mesma consegue já pegar algum IP fornecido pelo servidor DHCP.

20 testando
Veja acima que a estação pegou o IP: 10.100.100.5 e as demais configurações em que definimos na instalação do servidor DHCP.

Para confirmar agora iremos no console do servidor DHCP na parte concessões ativas e veremos que existe uma estação com este IP ativo.

21
Pronto! Servidor DHCP funcionando e testado! Quer saber mais sobre tecnologias Microsoft? Siga a página:
https://www.facebook.com/DiegoGouveiaCE/?fref=ts

Autor

10492172_880959151956485_6663622487942318291_nNascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e escreve para diversas comunidades técnicas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.
Redes Sociais:
imagesdownload 144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s