Instalando o DHCP – Windows Server 2008

Livro-GPO-Banner

Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Neste artigo demonstro como instalar a função de DHCP no Windows Server 2008 e testá-lo.

Os servidores DHCP gerenciam de forma centralizada endereços de IP e os fornecem de forma automática para os clientes. Ou seja, através desta função podemos inserir as informações de: IP, Máscara, Gateway, DNS e etc no servidor e o servidor irá repassar estas informações para os clientes, economizando ter que ir de estação em estação configurar manualmente as informações além de outros recursos em que podemos gerenciá-los.

Caso tenha mais dúvida do que é o servidor e para que serve, leia abaixo essa documentação: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc756865(v=ws.10).aspx

1. Com o Windows Server aberto, abra o Server Manager.

2. Clique em adicionar funções.

1
3.
Clique em Próximo.

2

4. Marque opção Servidor DHCP.

3
5. A próxima tela aparecerá algumas informações sobre o que é o servidor DHCP. Após ler clique em Próximo.

4
6.
Em selecionar ligações de Conexões de Rede,  selecione a placa de rede em que distribuirá os endereços de IPS. Revise as informações e clique em próximo. No meu caso estou configurando a conexão 10.100.100.1.

5

7.  A próxima tela iremos definir o domínio Pai(parent domain), DNS preferencial e DNS alternativo. No meu exemplo o domínio pai(parent domain) é diego.com e tenho apenas um servidor DNS que é o 10.100.100.1. Após definido as informações clique em próximo.

6
8.
A próxima tela será pedido para informar o servidor WINS. Esses servidores são responsáveis por mapear endereços IP para nomes de computador (nomes NetBIOS). Isso acaba permitindo que os usuários acessem recursos usando o nome do computador, em vez do endereço IP. Caso ainda tenha dúvidas do que é o servidor WINS e se no seu contexto devemos configurar, leia a documentação abaixo: 
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc780091(v=ws.10).aspx

No nosso contexto não usaremos o servidor WINS.
Caso no seu contexto seja necessário, marque a opção “WINS é necessário aos aplicativos desta rede”. Caso não marque a opção “WINS não é necessário aos aplicativos desta rede”. Selecione a opção e marque em Próximo.

7
9. A próxima tela será perguntando sobre o Escopo da rede. É através das configurações feita no escopo em que definimos a faixa de endereços em que será distribuída para os clientes, máscara de sub-rede, gateway...  Essa parte tem que ser bastante planejada. Para adicionar o escopo clique em Adicionar.

8
N
a nova janela iremos colocar as configurações que cabem a nossa rede. No meu exemplo estou colocando o nome do meu escopo: “Diego- Escopo”, endereço IP Inicial: 10.100.100.5 e IP final: 10.100.100.10. Nesses campos(IP inicial e IP final) estou querendo dizer que o servidor DHCP irá distribuir os endereços de IP para os clientes dentro dessa faixa(10.100.100.5 à 10.100.100.10) e IP que não estão nessa faixa não serão distribuídos pelo servidor DHCP. Também defino que a máscara de Sub-rede será a 255.0.0.0. No meu exemplo não irei definir as configurações de gateway e Tipo de Sub-Rede: Com Fio.

Caso queira que seu escopo já seja ativado, marque a opção no campo “Ativar este escopo”. Irei deixar a opção desmarcada para ativar o escopo depois que terminar as configurações. Após definido todas as informações clique em OK.

9
O escopo será adicionado conforme figura abaixo. Após revisado clique em Próximo.

10

10. A próxima tela será perguntando sobre se queremos ativar as configurações de modo de monitoramento sobre o protocolo IPV6.

O servidor DHCP Windows Server 2008 suporta dois modos de DHCP IPV6 que são: StateLess e Statefull. No meu exemplo optei por desabilitar o modo. Caso deseja ativar, marque a opção “Habilitar o modo”. Após definido o que deseja, clique em Próximo.

12
11.
A próxima tela será perguntando sobre as credencias que serão usadas para autorizar o servidor DHCP no ADDS. Essa autorização é importante, uma vez que sem ela, o servidor DHCP não irá funcionar corretamente.

No meu exemplo estou usando as credencias da conta Administrador para isso marquei a opção “Usar as credenciais atuais”.

13

Caso queira saber mais sobre o que é essa autorização, leia a documentação
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc754493(v=ws.11).aspx

12. Será aberto uma janela com um resumo de tudo que configuramos. Leia a revisão e depois que estiver certeza clique em Instalar.

14
13. O Servidor será instalado:

15
14. Após acabado a instalação, clique em Fechar.

16
15. Nessa próxima etapa iremos ativar o escopo, caso não tenha ativado o escopo. Clique em Iniciar e digite DHCP e abra o console.

17
16. Com o console aberto, observe que ficará um ícone vermelho na parte de do Escopo. Isto quer dizer que o escopo ainda não está ativo. Para ativá-lo clique no nome do seu escopo com o botão direito do mouse e selecione Ativar.

18
17.
 Após clicado em Ativar veja que desapareceu o ícone vermelho do escopo

19
1
8. Agora iremos em uma estação cliente e veremos se a mesma consegue já pegar algum IP fornecido pelo servidor DHCP.

20 testando
Veja acima que a estação pegou o IP: 10.100.100.5 e as demais configurações em que definimos na instalação do servidor DHCP.

Para confirmar agora iremos no console do servidor DHCP na parte concessões ativas e veremos que existe uma estação com este IP ativo.

21
Pronto! Servidor DHCP funcionando e testado!

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

Deixe uma resposta