Proibindo usuário de acessar o domínio por horário – Windows Server

Nesta dica irei mostrar como proibir um usuário de acessarem as estações baseado em horário(s) e/ou dias da semana.  

Dica

1. Com o Active Directory aberto procure pelo usuário em que deseja proibir/permitir de acessar as estações. No exemplo abaixo irei fazer o teste com o usuário Igor Menezes.

1

2. Clique duas vezes no usuário para acessar as propriedades do mesmo. Com as propriedades aberta selecione a aba Conta e depois clique em Horário de Logon. 

2

3. Agora clique na ação que deseja aplicar. No exemplo abaixo temos duas opções: Logon permitido e Logon negado.

No exemplo abaixo iremos proibir o usuário de logar nas estações no dia de segunda-feira das 00:00 horas de segunda-feira até às 00:00 de terça-feira. Para isso clicamos primeiro em
1 – Logon negado
2 – Linha segunda-feira
3 – Selecionamos todo o período

3

Depois de selecionado o que deseja clique em Ok. Agora iremos na estação tentar logar com o usuário igor menezes.

5

6

Note que apareceu a mensagem: “Falha de Logon: Violação da restrição do horário de logon da conta”. Então deu certo.

Agora iremos novamente no AD e acessar as propriedades do usuário Igor Menezes. Iremos selecionar terça-feira e escolher o período de 00:00 até às 00:00 de quarta-feira. Exemplo abaixo mostra:

7

Agora iremos na estação logar novamente com o usuário igor menezes e verificar se o mesmo consegue acessar.

5

9

Vejamos que deu certo acessar quando mudamos o dia de bloqueio para terça-feira. Isso porque no horário do computador acima está no dia 18/07/2016(segunda-feira), assim, o bloqueio só entrando em ação na terça-feira.

Podemos permitir  também o usuário  de acessar os computadores em x dia e tal horário. Tudo isso no campo apresentado no passo 3. Faça os testes.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livrosTudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

Deixe uma resposta