Papel de Parede do Windows via GPO.

Livro-GPO-Banner

Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Padronizar as estações do domínio é sempre recomendado. E hoje darei uma dica de como definir uma foto para ser usada como papel de parede pelos usuários das estações. O processo é fácil quando usamos uma GPO. Vamos lá:

1. Crie uma pasta no seu servidor. No exemplo abaixo, criei uma pasta chamada wallpapers.

1

2.
Clique com o botão direito do mouse na pasta, procure pela aba compartilhamento e compartilhe-a. No exemplo abaixo, notamos que ela está compartilhada pelo caminho: \\diego-dc\Pasta Administrativa\TI\PublicaTI\wallpapers. 

2

3. Agora clique na aba Segurança e adicione o grupo usuários  Autenticados. No exemplo abaixo, não optei pelo grupo usuários autenticados, mas sim pelo grupo usuários do domínio(ou Domain Users, caso for Inglês). No exemplo abaixo, adicionei o grupo usuários do domínio e dei as permissões de Ler e Executar, Listar conteúdo da pasta e Leitura. Defina as permissões e clique em Aplicar e depois OK. Dei permissão também de listar conteúdo da pasta porque há outros arquivos em que os usuários do meu Lab tem que listarem.

Essas permissões é para que os usuários possam “ler” a foto a ser aplicada e consigam receber a configuração. Uma dica que dou aqui é quando dado as permissões você ir em alguma estação e copiar o caminho do compartilhamento e ver se o usuário está conseguindo visualizar a foto a ser aplicada. Tento essa confirmação, você saberá que o compartilhamento e as permissões estão tudo Ok.

3

4. Agora iremos acessar o console de políticas de grupos. Com ele aberto, crie uma GPO acima das OUs em que receberam a diretiva. No meu caso, criei uma GPO chamada GPO_WallpaperDominio acima das OUs Auditoria, Domain Controllers, Várzea Alegre, … Assim, estou afirmando que todos os usuários que se encontram nas OUs abaixo da GPO_WallpaperDominio receberão a GPO de área de trabalho.

5. Criado a GPO, clique em Editar para habilitarmos as configurações.

5

6. Navegue em Configurações de Usuário/Políticas/Modelos Administrativos/Área de Trabalho/Active Desktop e procure pela configuração Papel de parede da área de trabalho, conforme figura abaixo.

6

Após achar a configuração, clique nela com o botão direito mouse e depois clique em Editar. Selecione habilitado e digite o endereço do compartilhamento da foto, conforme figura abaixo. Outra dica que dou é você após ter digitado o compartilhamento no campo, copiá-lo na barra de endereço do Windows e verificar se a foto está abrindo. Caso esteja é sinal que o endereço está Ok. Caso não verifique o que falta(se há algum espaço a mais, etc.). Sabendo que o endereço tá Ok, clique em Aplicar e Ok.

7

A configuração para área de trabalho dos usuários tá Ok. Agora vamos proibir para que os mesmos alterem a foto da área de trabalho das estações. Nas mesmas configurações, procure pela configuração Proibir alterações.

8

Clique nela com o botão direito mouse e depois clique em Editar. Selecione habilitado conforme figura abaixo.

9

Agora logue em alguma estação e verifique se os usuários estão recebendo a diretiva e se os mesmos conseguem alterar a foto.  No meu caso aqui, deu tudo certo.

Logando na estação:

10

Foto aplicada como papel de parede para a usuária Diana Lima:

Mostrando-os-programas-na-rea-de-tra1_thumb
(A foto da área de trabalho é da cidade onde me criei, Várzea – Alegre – Ceará). Abraços e até o próximo artigo.

Algumas observações caso não funcione:
– Verifique se o compartilhamento está OK antes de aplicar a diretiva.
– Verifique se o(s) usuário(s) estão na(s) OU(s) abaixo(s) da GPO criada.
– Verifique se há rede na estação(rs).
– Verifique se o(s) grupo(s) usuários autenticados/dominio/domain users está na na aba Segurança da pasta compartilhada e se o(s) mesmo(s) estão com permissões de leitura.
Etc.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livrosTudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

5 comentários sobre “Papel de Parede do Windows via GPO.

    • Anderson, na realidade não. O que poderia acontecer era ao contrário, com outro nome e outro caminho. Isto porque mantendo o mesmo nome e caminho a informação de cache “é a mesma” uma vez que não houve alteração na sua estrutura, mas sim apenas na imagem.

Deixe uma resposta