Executando programas como administrador

Livro-GPO-Banner

Livro: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008. 2012 e 2016.

Sempre surge a necessidade de executar programas como administrador em alguma situação. Porém o que muita gente não sabe é que não precisamos, necessariamente, dar acesso de administrador ao(s) usuário(s) para executar(em) tais programas. Há uma forma mais fácil, segura e eficiente que é através do comando RUNAS

Runas é uma ferramenta de linha de comando, que permite que um usuário execute ferramentas específicas e oferece programas com diferentes permissões. Para permitir que um usuário execute aquele programa como administrador, usaremos a seguinte sintaxe: runas /savecred /user:administrador. Agora vamos a prática:

1. Acesse com o perfil do usuário em que deseja que o programa seja executado como administrador.

2.
Após ter carregado o perfil do usuário, clicaremos com o botão direito do mouse no atalho do programa e selecionamos propriedades. No exemplo abaixo, estou testando com o programa Adobe.

1
3. Após clicaremos na aba atalho e em Destino digitaremos: runas /savecred /user:administrador antes do “C:\…”. Após, clique em Aplicar e Ok.

2

4. Agora executaremos o atalho. Será pedido a senha do usuário administrador. Digite a senha(note que quando digita a senha ela ficará invisível) e tecle ENTER.

3

5. Após ter digitado a senha e teclado ENTER o programa irá ser executado. Feche o programa e vá novamente no atalho do programa e execute. Após isso, o programa será aberto sem solicitar a senha.

Pronto! Caso um dia necessite alterar a senha, use o console contas de usuário. Para isso, digite no campo de pesquisa do Windows a palavra “executar” e depois execute.

5

Digite: control userpasswords2 e clique em Ok.

6

Será aberto uma nova janela. Clique na aba avançado e depois Gerenciar Senhas.

7

Agora clique em Credenciais do Windows e altere a credencial.

8

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livrosTudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

Anúncios
The following two tabs change content below.
Desde 2016 escrevo sobre Windows Server. De lá para cá, já são mais de 100 artigos, dois livros, diversos vídeos, muitas respostas em fóruns e bastante colaboração.

9 comentários sobre “Executando programas como administrador

  1. Ola Diego

    Otima Dica
    E quando eu fizer a reinicialização do computador ?? vai manter a configuração do executavel continuar executando como adm sem pedir a senha pela primeira vez

    • Luis, quando reiniciar, continuará memorizada a senha no atalho do programa. Lembrando que a memorização da senha é vinculado ao usuário que foi configurado. Se outro usuário necessitar também executar um programa com privilégios de administrador, terá que fazer a configuração para ele.

Deixe uma resposta