Executando programas como administrador

Sempre surge a necessidade de executar programas como administrador em alguma situação. Porém o que muita gente não sabe é que não precisamos, necessariamente, dar acesso de administrador ao(s) usuário(s) para executar(em) tais programas. Há uma forma mais fácil, segura e eficiente que é através do comando RUNAS

Runas é uma ferramenta de linha de comando, que permite que um usuário execute ferramentas específicas e oferece programas com diferentes permissões. Para permitir que um usuário execute aquele programa como administrador, usaremos a seguinte sintaxe: runas /savecred /user:administrador. Agora vamos a prática:

1. Acesse com o perfil do usuário em que deseja que o programa seja executado como administrador.

2.
Após ter carregado o perfil do usuário, clicaremos com o botão direito do mouse no atalho do programa e selecionamos propriedades. No exemplo abaixo, estou testando com o programa Adobe.

1
3. Após clicaremos na aba atalho e em Destino digitaremos: runas /savecred /user:administrador antes do “C:\…”. Após, clique em Aplicar e Ok.

2

4. Agora executaremos o atalho. Será pedido a senha do usuário administrador. Digite a senha(note que quando digita a senha ela ficará invisível) e tecle ENTER.

3

5. Após ter digitado a senha e teclado ENTER o programa irá ser executado. Feche o programa e vá novamente no atalho do programa e execute. Após isso, o programa será aberto sem solicitar a senha.

Pronto! Caso um dia necessite alterar a senha, use o console contas de usuário. Para isso, digite no campo de pesquisa do Windows a palavra “executar” e depois execute.

5

Digite: control userpasswords2 e clique em Ok.

6

Será aberto uma nova janela. Clique na aba avançado e depois Gerenciar Senhas.

7

Agora clique em Credenciais do Windows e altere a credencial.

8
Quem gostar aí, comenta. E tem minha fan page onde posto diariamente posts sobre tecnologias Microsoft. Fan Page: https://www.facebook.com/DiegoGouveiaCE/?fref=ts

Autor 10492172_880959151956485_6663622487942318291_n Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Gouveia é graduado em Análise de Sistemas e escreve para diversas comunidades técnicas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional. Redes Sociais: images144fe2d09e86f4999f70f979161ffd09_400x400

 

Anúncios

8 comentários sobre “Executando programas como administrador

    1. Luis, quando reiniciar, continuará memorizada a senha no atalho do programa. Lembrando que a memorização da senha é vinculado ao usuário que foi configurado. Se outro usuário necessitar também executar um programa com privilégios de administrador, terá que fazer a configuração para ele.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s