Mapeamento de Impressoras via GPO

Nesta dica, mostrei como fazer o mapeamento de Impressoras via GPO no Windows Server 2012.

Uma tarefa muito repetitiva no dia-a-dia da equipe de TI de uma empresa é ter que ficar conectando impressoras para usuários. Isso acaba tomando uma boa parte do tempo da equipe. Porém, o que poucos administradores sabem, é que pode ser usado uma GPO para essa finalidade. Para isso, basta ler a solução abaixo. 

A primeira coisa: as impressoras estarem compartilhadas. 

Partindo deste princípio, em que você já tem as impressoras compartilhadas, leia abaixo. 

1. No Windows Server, abra o  console de Gerenciamento de Política de Grupo.

1-Gerenciamento-de-Poltica-de-Grupo

2. Crie uma diretiva na OU em que deseja que a impressora seja mapeada. No caso abaixo, estou criando uma diretiva em que irá mapear a impressora para os usuários da OU-TI. 

3. Com o botão direito do mouse, clique em “Criar um GPO neste domínio…”, conforme o exemplo da figura abaixo. 

2

4 Agora, dê o nome a sua GPO. No exemplo abaixo, estou dando o nome de GPO_ImpressoraTI. Feito isso, clique em OK. 

3

5. Na diretiva criada, clique com o botão direito do mouse em Editar.

4

6. Navegue em Configurações do Usuário –> Preferências –> Configurações do Painel de Controle –> Impressoras. Observe, conforme figura abaixo, que não existe uma impressora ainda configurada.

5

7. Com o botão direito do mouse, clique em Novo –> Impressora Compartilhada.

6

7.  Na parte Ação, selecione: Criar. Na parte Impressora Compartilhada(Caminho do Compartilhamento) digite o IP do servidor/estação + o nome que foi dado a impressora.

8. Selecione: “Definir esta impressora como padrão”. Assim, garantirá que a impressora será a padrão (caso tenha mais de uma impressora) para os usuários que receberão a diretiva. 

7

9. Clique em Aplicar e depois em OK. 

Veja que a diretiva foi criada, conforme ilustra um exemplo na figura abaixo.

8

10. Feche o Gerenciamento de Política de Grupo.

Gostou do artigo? Então, segue o link da venda dos meus livrosTudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 e Administrando O Active Directory Com O PowerShell. Neles tem inúmeras dicas úteis e práticas, demonstradas passo a passo e sem complicações, de como usar o Windows PowerShell para administrar o Active Directory e como trabalhar com políticas de grupo na administração de um domínio. 

– Link da venda do livro: Administrando o Active Directory com o PowerShell:

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001545.

– Link da venda do livro: Tudo sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016.

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001525

3

Clique na foto acima e receba os conteúdos do Blog no teu celular.

 

Anúncios
The following two tabs change content below.
Diego é graduado em Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor) e possui diversos cursos de qualificações nas áreas de Tecnologia da Informação. É autor também dos livros: Tudo Sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell.

8 comentários sobre “Mapeamento de Impressoras via GPO

    • Bom dia! Isso evita ter que ficar mapeando o compartilhamento da impressora toda vida que um usuário precisar se conectar naquela impressora. Ou seja, imagine você ter 10 contas de usuários que precisem diariamente se conectarem na impressora do RH. Cada vez que um desses usuários se conectar em um computador diferente do setor, você terá quer mapear a impressora para conta do usuário novamente, gerando perca de tempo.

      O mapeamento servirá para que independente do computador que o usuário acesse, ele receba o mapeamento da impressora e consiga imprimir, sem ter que ir na conta do usuário e ficar conectando a impressora toda vida.

      • E se for uma impressora de rede? Pois nesse caso está usando uma impressora compartilhada, mas se for uma impressora Brother, Ricoh, Kyocera que esteja disponível na rede com seu próprio IP. E no caso não tendo um print server para fazer tal configuração, ainda é possível fazer isso via GPO?

      • Bom dia
        Um cliente fez esse mapeamento não apontando para a OU e sim para um grupo, e no mapeamento ficou com um sinal amarelo e não o verde, foi retirado o grupo everyone, e colocado o grupo que o usuário faz parte, porém a gpo só é aplicada quando tem o grupo everyone, você pediria me explicar porque isso ocorre?

        • Tem que ver se o grupo que ele faz parte tem permissões nas configurações de Segurança da impressora. Essa configuração de segurança é encontrada na guia Segurança, das propriedades da impressora. Se lá, nas configurações de segurança, não tiver permissão a conta do usuário que deseja imprimir ou algum grupo que o usuário faça parte, o mesmo não conseguirá se conectar a impressora.

  1. O meu script testado esta com o seguinte erro: A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume esta incorreta.Qual o procedimento para corrigir o erro no script?

    Segue o script:

    Set WshNetwork = Wscript.CreateObject(“Wscript.Network”)
    WshNetwork.AddWindowsPrinterConnection “\\eridalgopc\Hp Deskjet 2510 series”, “Hp Deskjet 2510 series”
    WshNetwork.SetDefaultPrinter “\\eridalgopc\Hp Deskjet 2510 series”, “Hp Deskjet 2510 series”

Deixe uma resposta